Não quero falar nas coisas que aconteceram, nem especular se ouve falha humana ou mecânica. Não vou falar que foi desrespeito por demais com os familiares deixá-los esperando horas e eles ficarem sabendo a lista de passageiros pelo rádio. Enfim, não quero falar da dor. O momento é de silêncio, é de reverência as vítimas e de reflexão sobre o porquê da pista ter sido entregue antes do prazo previsto. É necessário refletir sobre o motivo pelo qual alguns pilotos reclamaram da pista e por que ela não foi fechada. E se havia defeito no avião, porque mantinham ele voando?
Aos familiares, eu enquanto gaúcha e brasileira, peço desculpas. Peço desculpas por o meu país ser o país do jeitinho, por as pessoas acharem que o jeitinho ajeita tudo, por a lei do Gerson - de levar vantagem em tudo- ser uma constante e vir sempre antes de qualquer outro pensamento.
Eu não penso assim, mas a maioria pensa e outra parte sente-se impotente para fazer alguma coisa. Quem sabe diante de uma tragédia como esta as pessoas não se mobilizem e hajam para que tudo isto mude realmente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!