quinta-feira, julho 12, 2007

"Frio de renguiar cusco"

Eu admiro as pessoas que às 6h e pouco da manhã estão felizes, contentes e contando piadas. Mesmo que estás seis e alguma coisa sejam num dia muito frio, dia de um grau negativo, sim -1º, com campos branquinhos de geada. Mesmo assim as pessoas estão lá no ônibus contando as piadas que receberam por email, dando risada como se não estivessem com frio. E eu lá, toda "intanguida" - esta deve ser uma palavra que só se usa no Rio Grande do sul, por isso aí vai a tradução, intanguir é estar com tanto frio, tanto frio que a pessoa fica encolhida e cada vez vai se encolhendo mais. Mas eu realmente tenho uma certa dificuldade de acordar cedo, e com frio então esta dificuldade fica ainda maior.
Concordo que ver o espetáculo que a natureza proporciona ornando os campos verdes em esculturas brancas compensa, mas... mesmo assim eu prefiro a minha cama.
O mais interessante de tudo isto é que há tempos eu não lembro de um frio tão intenso. Esta coisa de sentir necessidade de luvas, tocas, cachecóis e mantas era uma lembrança remota da infância e da juventude, quando para colocar o nariz pra fora primeiro precisava colocar muitas peças de roupa até ficar duro. Sair pela manhã da cama era um suplício e para soltar fumaça pela boca não precisava estar fumando.
Estes últimos dias aqui nos pampas têm sido assim, uma volta ao passada, ou uma volta do inverno com temperaturas negativas e pastagens brancas de geada. Fioc pensando no pessoal que vive nas ruas, que não tem cobertas, roupas ou comida quente. Porque o frio abre o apetite, o corpo pede mais fontes de energia para manter a temperatura.
Até os cachorros precisam de agasalhos, pois do contrário a máxima se confirma. O frio de renguiar cusco - outra expressão nossa, na verdade bem mais gaudéria do que outra coisa, que nada mais é que uma constataçãode que quando está muito frio o cusco (cão) encolhe uma das patas - tá aí, agasalhem-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!