quarta-feira, novembro 22, 2006

Novelas

Eu sei que a maioria das pessoas cultas, ou ditas cultas, não gosta de novela. É um universo muito cheio do frufru, com muito chavão, personagem padrão e sem novidades na trama. Geralmente o mocinho e a mocinha são separados e vai aos poucos descobrindo que estão cercados de pessoas más, capazes de tudo por dinheiro e para separa-los. Tá bem, esse clichê me enche muito!!
Mas eu quero falar de trabalhos que não são dos autores reconhecidos nacionalmente, tampouco das produções maravilhosas da Globo que sempre começam no exterior (em algum país de primeiro mundo e cheio de imagens belíssimas) e acabam num Rio de Janeiro cheio de luz.
Não, quero falar sim do ótimo trabalho realizado pela Rede Record e da sua novela Cidadão Brasileiro. Uma história rica que retratou a vida de um homem simples que viveu mais de setenta anos e passou por vários períodos políticos do país. Amores, claro não podem faltar numa novela, trabalhos, luta por um lugar ao sol, a perseguição no período da Ditadura Militar, as mudanças com a construção de Brasília, o crescimento de São Paulo. Não pude acompanhar toda a história, mas quando pude, percebi a tentativa de ser fiel a história real do país, a tornar os personagens reais, a demonstrar como a política foi se formando no Brasil. O final foi maravilhoso, uma retrospectiva na vida da personagem principal, mostrando cada fato marcante da sua história com outras personagens que ainda estavam na trama ou que já haviam deixado.
Mostraram também a guerrilha, a luta da militância estudantil, o envolvimento das pessoas na política, a vida e os fatos dentro da Ditadura Militar e os favores que podiam ser concedidos a quem se afinasse com os milicos.
Uma narração simples, singela até. Sem explosões, sem mortes cinematográficas, sem fogo, sem tragédia, apenas a morte de um cidadão brasileiro, a morte que todos nós esperamos, suave, leve como o apagar de uma vela que acaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!