sexta-feira, novembro 24, 2006

Ensino Religioso nas escolas públicas

A Constituição Brasileira prevê liberdade de Culto e Credo. Isso significa que o cidadão brasileiro pode professar qualquer fé, freqüentar a doutrina que mais lhe agradar e escolher qual religião quer seguir e devotar-se. Nos idos de 80 e 90 o ensino religioso fazia parte do currículo escolar. Algum tempo depois foi retirado. Agora o Ministério da Educação está querendo re-incluir a disciplina nos currículos escolares.
Lembrando do tipo de ensino que era professado pelas “fêssoras” discordo totalmente da re-inclusão. Porque as aulas de ensino religioso não passavam de uma catequese na escola. Como estudei numa Universidade Católica fazia parte do currículo três disciplinas religiosas, a que fui obrigada a freqüentar e pagar, já que eram obrigatórias. Apesar de discordar de uma disciplina específica, que é o Mistério Cristão, que tratava dos sacramentos e dogmas da igreja católica especificamente, acho que a Doutrina Social da Igreja e Deus e a experiência de Deus hoje foram de algum proveito e digo-lhes porque.
Na primeira disciplina que é “Deus e a experiência...” pude conhecer sobre a essência de várias religiões, além da católica. Através desta “cadeira” li textos sobre budismo, doutrina espírita e as religiões do oriente. Isso beneficia para ter uma visão crítica das religiões e até poder defender uma escolha.
Em Doutrina Social da Igreja é possível conhecer a posição da igreja sobre socialismo e capitalismo, por exemplo.
Por isso, acredito que se na escola as aulas de ensino religioso abrangerem todas as religiões e sua história, suas formas de ser professadas, sem preconceitos, seria interessante. Seria possível mostrar para as crianças as religiões sem estigmatizar, desfazendo preconceitos, mas se o caso é como era na década de 80. Bem, aí o caso não é legal. Pois sendo assim, fere a constituição e pode constranger as crianças de outras religiões que não irão assistir as aulas, já que a freqüência será facultativa.

Um comentário:

  1. concordo com todo o dito... eu estudei a vida inteira em uma escola catolica pois esta era a unica de qualudade que havia na minha cidade (campana, argentina)... sempre me senti contrangido, eram aulas massante de lavagem cerebral...

    mas acharia interesantisimo ver aulas de Teologia nos colegios...

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!