sexta-feira, novembro 18, 2011

Mais de mil livros descartados pela BPP no Mercado Livre

A situação é bem mais grave e triste do que eu imaginava. São mais de mil, sim MIL livros que foram descartados da Bibliotheca Pública Pelotense e estão sendo vendidos no site Mercado livre. Ao contrário do que havia dito e publicado antes. A correção foi feita pela mesma pessoa que reconheceu os livros, jornais e etc. e destacou ainda que era muita coisa, mais de 10 toneladas de livros, jornais Diário Popular, Opinião e Federação. Livros e jornais raros, sendo vendidos por um valor irrisório! Alguns dos livros, como o da foto no post anterior, trazem o carimbo da BPP e etiqueta. Em outros livros ainda pode-se ver um carimbo de DESCARTE. Segundo me explicou, o carimbo foi posto pela pessoa que está vendendo os exemplares para justificar que não foi roubado. E a BPP nunca teve o tal carimbo de descarte. Afinal de contas nem faz sentido uma biblioteca ter algo assim, afinal de contas a intenção é preservar os livros, mantê-los em local seguro, adequado e por tempo indeterminado, quem sabe... até... pra sempre.
Os livros foram reconhecidos por alguém que trabalhou na Bibliotheca Pública Pelotense, esteve muito próxima dos livros raros e jornais. Mas, em alguns livros o carimbo é prova irrefutável, pelo menos pra mim, de que eles pertenciam a BPP.  Além disso, o estado, digo... o BOM ESTADO do material pode ser percebido nas fotografias publicadas no site.
O acontecido há cinco meses não é responsabilidade do Mercado Livre, mas fico me perguntando se os administradores do site não acharam estranho as ofertas para livros de considerável raridade, com carimbos de biblioteca? Precisamos ponderar e pensar a respeito, sem deixar a indignação calar! Afinal de contas não se coloca a cultura assim... no lixo... simplesmente.
Além da lamentável a imagem de ver os livros malocados nas charretes para irem pro "lixo", existem outras questões não esclarecidas, como, por exemplo, quem liberou o material para o descarte? Quem descartou sabia do que se tratava? Acaso não poderia existir intere$$e$ excu$o$ ne$te de$carte? É triste, muito triste ver que a prática do jeitinho, de levar vantagem em tudo segue firme e forte por aqui. É decepcionante perceber que se grandes práticas de corrupção deixam de ser punidas, imaginem as pequenas?
Ainda hoje mesmo estava pensando porque será que tantas pessoas sentem ojeriza do socialismo, de Cuba e do Fidel? Percebi que a ganância não deixa as pessoas bem. O que mais desagrada não é o fato de ser uma ditadura ou coisa assim, mas o fato de as pessoas não poderem explorar a sua ganância de forma exacerbada. É o interesse desmedido pelo dinheiro que facilita as práticas de corrupção, tanto para o corrompido quanto para quem corrompe. Porque pra alguns não é necessário ter casa, comida, trabalho, escola, saúde, segurança ou lazer, de forma igualitária, é preciso ter muito superfluo e ver que tem muita gente "abaixo" de si.
Abaixo seguem os links com o nome dos livros:

A Enxertia da Videira 1946:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-185799947-a-enxertia-da-videira-1946-_JM

 Farines Fécules Et Amidons 1913

Fabricação De Queijos 1951

Instituto Vital Brazil 1932

Synopse Das Principais Riquezas Mineraes 1928 

Diário Popular com matéria principal da Segunda Guerra Mundial de 16 de agosto de 1945 

El Estado De S. Paulo 1913 

 Caio Julio César

O Corpo E O Espirito 1926

 Diário Popular, Segunda Guerra Mundial de 12 de setembro de 1944

 Oeuvre De Lord Byron 1830

A Questão Social 1928

Manual Nº 21 Instruções Para Os Vigilantes Do Ar 1944

O Pracinha José 1945

O Regulamento Do Sello De 10 De Julho De 1850

 A Mais Linda Viagem

Symbolos da Realidade Brasileira 1936

Reforma Constitucional 

A Noz Do Brasil 1943 

Aureliano Leite , Martirio E Gloria De S. Paulo 1934

Vocabulario Brasiliense De Xadrez 1956 

Histoire L'economie Politique 1845 

Manual Do Fabricante De Tecidos 

Latim 1ª Serie Ginasial José P. De Carvalho

Conferencia Sobre O Porto Do Ceará

O Papel Do Café Na Economia Nacional 1945

D'histoire Naturelle 1865 

Les Conflits De La Science Et De La Religion 1882 

Étude Medico-legale Sur Les Attentats Aux Meurs 1873 

Historia Argentina 1889 Por Mariano A. Pelliza 

L'oyapoc Et L'amazone 1861 

Memoires De Don Juan 1859

Rolonien 1856
 
Abertura Dos Cursos Na Escola Politecnica Da Bahia 1942

Historia Da Puericultura E Pediatria No Brasil 1947
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-184778265-historia-da-puericultura-e-pediatria-no-brasil-1947-_JM

Tiro Ao Alvo Por F. Badaró
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-189840095-tiro-ao-alvo-por-f-badaro-_JM

Luz E Vida
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-184779565-luz-e-vida-_JM

3 comentários:

  1. O Ministério Público já está investigando o caso?
    Garanto que se botar o MP "nos garrão" dessa gente em seguidinha a coisa se resolve. Nem que seja fazendo uma meia dúzia indenizarem os cofres públicos, prestando serviços, ou até passando umas noites numa cama de concreto.

    ResponderExcluir
  2. excelente matéria mostrando o descalabro

    ResponderExcluir
  3. O Ministério Público já sabe e o caso está correndo...mas como a justiça nesse país é lenta, ainda não sabemos se isso vai dar em alguma coisa!!

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!