quarta-feira, setembro 29, 2010

Descaso

Apesar de saber que a saúde no país é um caos, ainda me choco com certas notícias que assisto na tv ou leio no jornal. Homens, mulheres e crianças morrem nas filas do SUS aguardando atendimento. Os exames são agendados para o ano seguinte, tem muita sorte aqueles que conseguem realizar os exames em meses. Óbvio que não estou falando em exames clínicos simples como o de urina. Mas sim aqueles mais complexos, geralmente necessários para diagnosticar doenças mais graves ou complicações devido a algum acidente, como uma tomografia. Tudo tem seu tempo, se a consulta com o especialista muitas vezes chega levar um ano para acontecer, imagina se isto não ocorreria com os exames?
Ainda assim há quem defende (e este há, claro, são os políticos, principalmente os candidatos da situação) que a saúde está  bem. Embora o descaso político me preocupe muito, existe outro descaso que me preocupa mais. É o de alguns médicos e funcionários públicos em relação a vida dos cidadãos. Várias são as denúncias de que o serviço de urgência demora a atender, ouvi casos em que o atendente da unidade declara que não realizam certo tipo de socorro. Algumas pessoas declaram que ao pedir auxilio ao Samu tiveram de relatar todos os sintomas do doente, esclarecendo quais eram os tipos de dores, para que lado os olhos reviravam e se havia baba. Tudo para depois ouvir que deveriam ligar para outro serviço.
Mas o que me deixou de cabelos em pé, e não é a primeira notícia com este conteúdo, foi a de que dois médicos brigaram dentro do hospital e um paciente morreu enquanto aguardava atendimento. Uma outra notícia semelhante relatava a morte de um recém nascido enquanto os médicos trocavam socos dentro da sala de parto. Nestas horas fico pensando... e o juramento de Hipócrates????

Um comentário:

  1. infelizmente parece que o juramento hoje em dia não é mais de Hipócrates, mas sim de hipócritas...
    não estou aqui generalizando! existem bons e maus profissionais em todas as áreas. mas ainda vejo muitas cabeças de vento se formando médicos... o velho problema da ciência: ficam todos dentro de uma sala de aula sem sair para o mundo para conhecer a realidade. sem contar que o estímulo acadêmico a uma visão mais afetiva de mundo é quase nulo. eles pensam que não se pode juntar ciência e afetividade, prática médica e um certo envolvimento (talvez uma razão sensível) com o paciente. um pouco mais de sociologia, filosofia, arte ou literatura não faria mal nenhum aos médicos.
    não sei, mas é a impressão que eu tenho...

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!