segunda-feira, abril 26, 2010

Sou contra

Embora eu acredite que algumas das pessoas que sofreram perseguição política durante o período da Ditadura Militar mereçam um ressarcimento pelo sofrimento e pelos problemas porque passaram, não concordo que tais valores sejam tão exorbitantes. A meu ver os casos que realmente deveriam ser indenizados é dos desaparecimentos que ainda não foram esclarecidos. E para isto sim, é necessário que se exija uma legislação que não permita que estas mortes (coisa que se supõe já que não há corpos) fiquem impunes.
Os outros (exilados, perseguidos pura e simplesmente) deveriam fazer como Chico Buarque de Hollanda e negar-se a receber. Não existe possibilidade, na minha concepção, de ressarcimento por uma escolha política. Afinal de contas quando vamos tomar uma decisão devemos pesar prós e contras, além de sempre considerar as consequências. Parece-me que bem poucos daqueles que lutaram pela liberdade política do país entre 1964 e 1985 tinham consciência das escolhas, outros entraram na onda e agora rechearam seus bolsos, como "bons" políticos que se tornaram. Algum leitor dirá: "mas e os torturados, eles merecem indenisação?" Eu respondo, alguns torturados e mortos nos porões da Ditadura eram pessoas que defendiam a liberdade com sua voz, com seu trabalho, numa luta pacífica. Outros tantos pegaram em armas. No primeiro caso, pacíficos, estes deveriam ser indenizados pois a única arma que utilizaram foi sua ideologia, seu ato foi erguer a voz pela liberdade. Os outros, agiram tão criminosamente quanto os torturados que combatemos. Eles também mataram, torturaram, sequestraram. Algumas coisas perdem a razão de ser quando o meio utilizado é a violência. Sei, que em alguns momentos lutar com armas é a única forma de chegar ao objetivo. No entanto, tornar-se um criminoso vil, matar inocentes e agir da mesma forma que nossos algozes, só nos torna iguais a eles.
Quando defendo a revisão da lei da Anistia, defendo que os torturadores sejam punidos, defendo que a tortura não seja vista como natural no nosso país, coisa que sabemos ocorre aqui e acolá. Defendo também que os torturados, que mortos e desaparecidos sejam reconhecidos, não para receber dinheiro do governo, mas para que a história seja respeitada e que possamos dizer que vivemos num país justo. Considero que algumas pessoas que participaram da luta armada já pagaram de alguma forma pelos crimes cometidos como resposta ao golpe militar. No entanto, se os torturadores vão responder criminalmente, me parece justo que estes, caso não tenham sido processados, respondam pelos seus atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!