sexta-feira, abril 23, 2010

Mães

O dia das mães está se aproximando e tenho visto tantas matérias onde as mães expõe as suas dores e sofrimentos em busca de ajuda por seus filhos que não consegui ficar indiferente. Não sou mãe. Não sou capaz de imaginar a dor que se pode sentir ao ver um filho pouco a pouco definhando, morrendo pelo abuso de drogas. Admito, não sou capaz! Não sei ainda o que é um amor incondicional, aonde a pessoa se doa por inteiro sem querer nada em troca. Aonde se dá a própria vida pela vida do outro. Reconheço este amor quando o vejo no olhar triste de uma mulher que sofre ao ver sua cria sofrendo, vegetando. E pelo que vejo este amor é uma capacidade apenas das mães. Elas não abandonam os filhos por nada. Por ninguém! Elas vão no inferno negociar com o capeta a alma dos seus rebentos de volta. E só a elas foi dada esta capacidade de amar, é tanto amor que quando perdem um filho perdem parte de si. Algumas vagam com o olhar perdido, sem brilho, sem luz.
Eu sou filha. Eu amo minha mãe e tudo o que ela representa na minha vida. Sempre digo que se não fosse por ela não estaria viva e sem ela não saberei viver. Mas não é dado aos filhos este poder de amor tão grande como é dado a mãe. E aos pais também. É que as mães tem uma ligação ainda maior que os pais com seus filhos. Há um laço que prende pra sempre e é mais forte que cordão umbilical.
Mas aos filhos não foi dada a capacidade de amar incondicionalmente, mesmo que seja a sua própria mãe. É por isso que eles vão embora, casam, fazem escolhas erradas que os destroem fisicamente, e ferem mortalmente suas mães. Somente elas são capazes de dar a vida a eles, somente elas podem resgatá-los e somente elas, apenas elas poderiam permitir que eles partissem.
Vejo que muitas coisas mudaram desde a minha infância, as escolas, os professores, o mundo, a cidade, as mulheres. Algumas delas até pariram, mas não são mães. Elas geraram vida, deram luz a uma criança, no entanto não tem aquela capacidade de amar incondicionalmente. Sorte minha ter nascido de alguém que tem esta aptidão.
Sinto-me tocada pelo sofrimento destas mães que lutam para salvar os filhos do crack.
Ao mesmo tempo fico pensando como uma mulher pode ser tão inapta como mãe, que seus filhos podem preferir viver na rua a estar em casa junto com ela.
Não tenho a intenção de modificar o pensamento de ninguém. Apenas quero que vocês leiam meus textos. Mas se ao ler o que escrevi tu tiveres vontade de ligar para a tua mãe, dar um beijo, um abraço ficarei feliz. Caso consigas ver o quanto a violência e as drogas estão prejudicando o mundo em que vivemos sinto que atingi algo mais do que tocar teus sentimentos. Mas se mais que isto, se conseguires enxergar e te propuseres a fazer algo pelos teus filhos, pelas crianças e adolescentes do nosso país, se te juntares as mães do crack em sua luta, então sim, então consegui muito mais do que pretendia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!