sexta-feira, abril 16, 2010

Ninguém é responsável por nada

Fico indignada com algumas atitudes dos poderes públicos. O jogo de empurra-empurra é o que impera e determina as atitudes. Ninguém tem culpa de nada, e responsabilidade é uma coisa da qual eles não tem a mínima noção do que seja.
Em Porto Alegre aconteceram duas mortes por negligência das autoridades. Uma numa parada de ônibus, onde um jovem morreu eletrocutado. A EPTC disse que a responsabilidade era da CEEE, a CEEE que era da Prefeitura. O atual prefeito, Fortunati, assumiu a responsabilidade numa atitude muito digna. Apesar de a prefeitura admitir sua culpa, concordo que o caso seja tratado como homicídio.
O segundo caso foi de um motociclista que sofreu uma queda e também vem a morrer. Culpa de um serviço inacabado ou mal realizado. Estou falando na Capital, mas por aqui o descaso também ocorre. Fico impressionada com o que se gasta na nossa cidade por puro desperdício. São as lixeiras que vira e mexe são trocadas e em meses destruídas por vândalos. As faixas de segurança pintadas nos horários mais impróprios e ignoradas pelos motoristas. Trocas de semáforos de um cruzamento para outro, mudando apenas o local dos acidentes porque a conduta dos cidadãos continua a mesma. E isso vale principalmente para as leis que são desobedecidas escancaradamente. Não vejo motivos para que se faça uma lei em que condutores de charretes (ou carroças), e estes não são os cavalos, mas os donos deles, juntem o esterco deixado pelos animais nas ruas. Assim como não vejo a mesma legislação para as madame que levam seus cachorrinhos para defecar nas calçadas alheias. Não vejo porque isso deveria ser uma conduta corriqueira das pessoas. Afinal de contas se o cãozinho dela fizer cocô fora da caixinha, no pátio ou em outro lugar da casa ela irá limpar, ou a secretária do lar, porque a casa não vai ficar fedendo a cocô de cachorro, não é? Então qual a razão de deixar a merda do seu cachorro na calçada dos outros, na cidade aonde tu vives?
Minha primeira professora foi quem disse, foi uma única vez e nunca mais esqueci, por isso nunca jogo papeis ou lixo no chão. Ela disse, para um colega que jogou lixo no chão da sala de aula, "na tua casa tu jogo lixo no chão? Se é assim tua casa é imunda!". Ele recolheu os papeis e colocou na lixeira. Para mim bastou. Lixo é no lixo.
isto me leva a refletir que, se precisamos de lei para regular uma coisa que deveria ser feita de forma natural é porque algo esta errado. Outro fato que me deixou de cara é que vários órgãos foram chamados para verificar uma balburdia, abuso de drogas e atos obscenos que estava acontecendo em uma rua por adolescentes e crianças. Não foi ninguém, nem conselho tutelar, nem ninguém. Mas as crianças não estão fazendo nada demais, só estão bebendo e usando drogas. Se estivessem trabalhando em algum lugar para não andar na rua, aí sim o Conselho estava lá. Porque trabalhar não pooode! Vadiar, beber, ficar nú pooode!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!