segunda-feira, novembro 30, 2009

Será que existe esperança?

Rever as questões da ditadura com certeza é importante, mas também é necessário revisar as pensões milionárias que muitos anistiados estão recebendo. O correto seria que estes abrissem mão de valor tão alto. Por outro lado passar a limpo e punir os culpados por mortes e desaparecimentos é uma boa iniciativa. Ainda assim não tenho muita fé de que os culpados sejam realmente punidos.
Mesmo que a crença na justiça seja pouco, desejo que haja punição, os crimes foram desumanos. Foram mortes violentas e para agravar mais a situação privaram várias famílias de enterrar seus mortos. Muitos militantes presos depois de mortos foram jogados em vala comum, como a descoberta em São Paulo no cemitério de Perus.

Um comentário:

  1. A aplicacao da chamada "Justica de Transicao" nao eh uma questao de feh, mas sim de organizacao da sociedade brasileira, especielmente num contexto de um governo progressista, para estabelecer verdade, justica e reparacao! O Brasil esta seguindo um caminho exemplar com todas as iniciativas de Memoria Historica em vigor, como o Arquvo Nacional e o projeto Memorias Reveladas e deve seguir nesse caminho. Reparacao, inclusive a economica, eh apenas um item da justica necessaria nesse pais e em tantos outros, como El Salvador, que devem, e deverao, olhar a experiencia brasileira.

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!