quinta-feira, novembro 19, 2009

Valores trocados

Terça -feira de noitinha uma senhora ligou para minha casa com o intuito de falar sobre a Bíblia. Pediu-me uns minutos e disse: Te direi três perguntas, tu escolhe a que queres que eu responda. Escolhi a que questionava se um dia as guerras e a fome teriam um fim. Antes de começar a me responder ela quis saber o que eu pensava a respeito e eu disse:
Parece contraditório mas quanto mais a humanidade evolui em tecnologias e conhecimento, mais ela se distancia da própria humanidade, torna-se duro, insensível a dor do outro. Pela lógica, e como estamos "evoluindo", deveríamos estar mais evoluídos espiritualmente, deveríamos combater a fome, criar meios para que a ganância e a corrupção acabassem e que as guerras e a fome fossem exterminadas.
Ela me replicou dizendo que a Bíblia garante que tanto a miséria como as guerras acabarão. E que devemos nos manter esperançosos.
Em parte eu concordei com ela, precisamos ter esperança. Mas somos diretamente responsáveis pelas coisas que ocorrem no mundo. Não podemos tirar a responsabilidade das nossas costas, temos que admitir que somos sim culpados, conscientes ou não, por fazer descaradamente algo ruim ou por nos omitirmos quando deveríamos falar. Mas somos parte, temos que mudar para que as coisas mudem. Do contrário será fácil esperar que Deus, ou Geová, ou o Universo, ou Oxalá faça tudo, mesmo que não mereçamos.
Em outros tempos acharia aquele telefonema chato, sem sentido. No entanto, gostei da palavra dela, apesar de não concordar com tudo o que ela disse. O mais importante foi que me fez refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!