terça-feira, julho 21, 2009

Gripe A bombando geral

Como diz uma certa tribo jovem, a gripe A está bombando geral. As pessoas destacam o maior número de pessoas infectadas em São Paulo e o número de mortes no Rio Grande do Sul, duas coisas facilmente explicáveis. O grande número de casos em sampa por ser lá, que o pessoal que vem "do estrangeiro", aterrissa primeiro. E os casos de morte aqui no estado deve dar-se por conta das baixas temperaturas, que nos últimos anos até não tem sido assim tão baixas. Enfim, estes dois fatos são os menos preocupantes em meio a tanto alarde que se está fazendo em relação a influenza A. Já ouvi em alguns noticiários a história de que a gripe comum, ou a velha gripe, sendo que a influenza A é a nova gripe, mata muitas pessoas também.
E a minha mãe que já me disse que ninguém morre de gripe!!! Mas ela tava falando da gripe velha, não desta nova, que matou dezenas no México, na Argentina e aqui.
Vale lembrar que as medidas de prevenção são, beber bastante água, lavar as mãos sempre que tocar superfícies e espirrar, usar lenço descartável sobre a boca ao espirrar, entre outros. Em caso de dúvidas buscar informações junto aos órgãos de saúde. No Estado a Secretaria Estadual de Saúde, Anvisa e outros departamentos se mobilizaram para enfrentar a epidemia de gripe. Aqui e aqui tem algumas informações.
Vale também reler algumas matérias que passaram batido no noticiário das tevês, como esta de abril deste ano na qual a Organização Mundial da Saúde compara a influenza A com a gripe espanhola. Esta informação aqui também é interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!