terça-feira, julho 14, 2009

Vandalismo

Ontem ao vir para o trabalho me deparei com uma cena deprimente, várias lixeiras, flores e árvores da Praça José Bonifácio, conhecida como pracinha da Catedral estavam quebradas e jogadas ao chão. De longe vi a equipe do jornal local e algumas pessoas observando o ato de vandalismo que praticamente destruiu a praça, que recentemente foi restaurada com a ajuda da população.
O que me indigna é que estas pessoas apenas sujam e destróem um patrimônio que não é meu. Ou teu. É um patrimônio de todos. Apesar de muitas pessoas serem contra eu gosto do grafiti. Isto sim é uma obra de arte. Os caras pegam um muro, às vezes sujo, e expressam sua arte, seu talento. Tá certo que em algumas vezes o muro é de um particular não muito dado a estas manifestações artisticas. Este problema poderia ser solucinado se a prefeitura oferecesse alguns espaços como os tapumes de construções, por exemplo, para que estes artistas.
Eu nunca vou me esquecer de uma iniciativa da escola onde fiz o primário. Era uma escola municipal, de bairro e o pátio era aberto, sem portões e com muros baixos. A gurizada que morava na volta da escola, alguns mais velhos, outros que viviam na rua ou tinham famílias desestruturadas não frequentavam as aulas, mas perambulavam pelo pátio do colégio e muitas atrapalhavam as aulas.
Numa iniciativa louvável e que merece reconhecimento o professor de educação física, acho, só lembro que o nome dele é Felício, junto com a direção da escola e os pais criaram uma espécie de associação dos meninos de rua do bairro. Eles tinham um representante, ajudavam a cuidar da escola, participavam de esportes, enfim, foram envolvidos no funcionamento do colégio. Não perturbavam mais as aulas. Eu sempre lembro desta iniciativa, porque os guris deixaram de ser um estorvo e passaram a ser reconhecidos como pessoas importantes também para a escola. Eles eram tratados bem e retribuiam da mesma forma.
Como diz o Gentileza, aquele lá do Rio de Janeiro, representado na novela das Oito pelo brilhante Paulo José, "gentileza gera gentileza!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!