terça-feira, agosto 26, 2008

Desrespeito com o meio ambiente e com os outros


Eu passo quase todo o dia por este lugar, fica numa rua que não tem saída, a não ser para os pedestres que atravessam um pontilhão que esta pouco-a-pouco se desmantelando, na rua Cassiano do Nascimento. Bem ao lado deste campo, ou em frente, tem a escola Dom João Braga.
Por passar por ali em vários horários do dia eu já vi de tudo, tarados se masturbando no meio das árvores que tem ali, mais de uma vez, era um tarado com ponto fixo; vi gente reclamando que havia acabado de ser assaltado ou que tinha visto uma senhora ser assaltada em plenas três da tarde. Também já vi gente colocando entulho, restos de obras, pessoas catando lixo, catando minhoca pra pescar, namorados aproveitando o escurinho do lugar de tardinha e vejo muitos quero-queros.
Mas de tudo o que eu já vi por ali o que mais me deixou de cara foi ver, um senhor parar seu carro a 1h30min, ou pouco mais que isso, descer e jogar algumas sacolas do lixo que trouxe da sua casa bem ali. Sem o menor escrúpulo, sem vergonha. Como se não houvesse recolhimento de lixo na cidade. Depois de atirar o lixo que poderia muito bem ser reciclado, se separado devidamente e dispensado no local adequado, ele entrou no seu fiesta prata e seguir sua "viagem" feliz e contente com o carro e a lixeira limpos.
Fiquei muito puta da cara! Um homem velho, pelos seus 70 anos me ter o descaramento de fazer isso! Pensei boas pragas como vingança... depois pensei melhor e vi que, tudo isso volta pra gente querendo ou não, portanto, mais cedo ou mais tarde ele terá esse lixo de volta na sua porta.
E ontem foi o dia do lixo. O pior que do lixo colocado em lugar errado, pois quando ia pra aula vi um moço. Todo arrumadinho, bem vestido, estudante de um pré-vestibular na Cassiano, ao lado do João XXIII, jogar uma latinha de refri na rua. O pior é que ele estava parado, encostado num muro e há alguns passos tinha um latão. Mas não foi até lá, ele jogou a lata no chão. Também podia ter levado com ele e jogado na lixeira da sala de aula, porque ele não iria andar léguas até encontrar uma lixeira ou sei lá, mas não atirou a lata e entrou no prédio. Não posso entender coisas como estas, porque a minha sobrinha, de seis anos, se comer uma bala na rua guarda o papel pra jogar no lixo. Ela é tão preocupada em não jogar o lixo na rua que nem as lixeiras do calçadão valem como lixeiras. Ela diz: "_Guarda e vamos colocar no lixo lá de casa".
Acho que algumas pessoas perdem a educação com o passar do tempo, ao invés de se aprimorar. Sinceramente, às vezes, acho que "adultecer" faz mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!