sexta-feira, dezembro 01, 2006

Dia Mundial de Combate a Aids!



Hoje é o dia mundial de combate a Aids/Sida. A gente já sabe as formas de contágio, apesar de uma vez que outra ouvir histórias de pessoas que não usam e não gostam de sexo com camisinha. A gente fica chocada com o grande número de adolescentes grávidas e, toda a vez que vejo alguma notícia sobre isso penso: Meu Deus essas meninas e meninos não acreditam que Aids exista?! Por um lado é medo de que as pessoas acreditem que a Aids é um mito e só pega, como pensavam antigamente, nas pessoas que fazem parte do grupo de risco, ou seja, gays, pessoas que fazem sexo com vários parceiros e etc. Mas hoje em dia sabe-se que o que existe é um comportamento de risco. É a pessoa que bebe, ou é inconseqüente e considera transar sem camisinha algo radical.
Bem se sabe que o avança científico está beneficiando muito os portadores e os doentes de Aids com uma gama de remédios e um tratamento que melhora a qualidade de vida. Sabe-se que a vida de um doente ou de um portador pode ser vivida da mesma forma que qualquer outra pessoa, com cuidados. Sabemos que um portador do HIV hoje não está mais condenado a morte como acontecia nos anos 80 e 90. O tratamento dá qualidade de vida e não sobrevida, a pessoa tem uma vida normal e tendo cuidado com sua saúde, como todos devem ter. No entanto, isso ainda não faz com que os preconceitos sejam apagados, não faz com que o estigma seja extirpado.
Por isso use o preservativo, cuide-se e ajude a orientar as pessoas que estão a tua volta sobre a Aids. Diga a elas que ser solidário, que conviver, que abraçar e beijar um portador não transmite o HIV e que NÃO fazer isso transmite preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!