Certa vez ouvi um amigo dizer que “vice não contava e que apenas no Brasil o vice assumia”. Isso nunca me saiu da cabeça, primeiro matutei muito quando o Itamar Franco assumiu a presidência depois do impeachment de Fernando Collor. Agora com Cláudio Lembo que assumiu o governo de São Paulo depois que o Geraldo Alckmin renunciou para concorrer à presidência. O Caninha realmente estava certo, no nosso país o vice assume. Resta-nos saber quem são os vices de cada um dos candidatos ao governo dos estados e ao Palácio do Planalto.
As notícias sobre a agenda dos candidatos geralmente não mencionam os compromissos de campanha do vice, aliás, sei apenas que o vice do Lula é o José Alencar, pelo menos era. Caro eleitor preste atenção antes de votar, procure saber quem vem junto na chapa do seu candidato. Nossa história mostra muitos vices assumindo o comando, foi o José Sarney, o Itamar Franco, houve até mobilização, na época do golpe Militar, para que o vice do Jânio Quadros, o famoso Jango (João Goulart) para que este assumisse. Mas infelizmente dessa vez os milicos venceram. Então, vamos nos alertar.
Esta página é para quem acredita que um mundo melhor é possível e que o jornalismo deve ser livre, íntegro, revolucionário, questionador e formador de opiniões, ou pelo menos fazer com que a gente pense. Segundo Millôr Fernandes "a função do Jornalista é trabalhar para ser demitido". Eu já estou no 3 a zero. "Livre pensar é só pensar" Millôr Fernandes
quinta-feira, julho 27, 2006
4 comentários:
Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Correção hitórico-política, Jango assumiu, depois do movimento Legalista de Leonel Brizola. O período de 12 dias que deixou o país com os cabelos em pé!
ResponderExcluirJânio renunciou em 61 e Jango sofreu o golpe em 64!
;)
No mais, aqui no Brasil o vice é realmente negligenciado, mas no EUA, por exemplo, ele vira o candidato da chapa seguinte, como foi com o vice do Clinton!
Ah, inclusive o período Jango foi o único em nossa história em que tivemos o sistema parlamentarista em nossa política!
ResponderExcluirValeu Pablo, mas é que eu pulei esses 12 dias e já imendei "os milicos venceram", porque na verdade foi o que aconteceu, mas, fazer o quê? O negócio é prestar atenção agora.
ResponderExcluirBeijo
Nhé!
ResponderExcluirVenceram?
Eles perderam, nós perdemos...
:(