terça-feira, março 06, 2012

Mulheres de Fibra - Madre Teresa de Calcutá

Dando seguimento a série Mulheres de Fibra trago uma das personalidades mais marcantes do último século. Madre Teresa de Calcutá é conhecida pela sua vida religiosa, mas principalmente pelo trabalho incansável junto aos pobres, crianças e doentes.
Nascida Agnes Gonxha Bojaxhiu em Skopje a 26 de agosto de 1910 ficou conhecida no mundo inteiro como Madre Teresa de Calcutá ou Beata de Calcutá. A missionária católica albanesa nasceu na República da Macedônia e naturalizou-se indiana. Ela foi beatificada pela igreja católica em 2003 e tornou-se conhecida como "Santa das Sarjetas", vindo a ser considerada por muitos como a missionária do século XX. Madre Teresa fundou a congregação "Missionárias da Caridade".

Ainda muito cedo, com 18 anos ela fez seus votos nas Irmãs de Nossa Senhora do Loreto,na Irlanda, onde viveu por pouco tempo.  Na Índia atuou como professora a serviço desta congregação no primeiro lar infantil ou "Sishi Bavan" (Casa da Esperança) fundada em 1952 e juntou-se ao "Lar do Moribundos", em Kalighat. Inicialmente passou por problemas de ordem religiosa e cultural com grupos que professavam outra fé. Mas com o passar do tempo e o seu trabalho todos aceitaram que sua obra tinha um caráter nobre. Com isto passa a receber donativos de hindus, muçulmanos e budistas entre outros e atua em situações problemáticas e difíceis como o caso de crianças abandonadas, doentes de Aids, mulheres abusadas que engravidavam e leprosos.

Em 1965 a Santa Sé aprovou a Congregação Missionárias de Caridade. Vários países tiveram a presença das missões de Madre Teresa, entre eles Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Sri Lanka|Ceilão, Itália, antiga União Soviética, China, etc.
"O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Prêmio Templeton, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979.
Morreu em 05 de setembro de 1997, aos 87 anos, de ataque cardíaco, quando preparava um serviço religioso em memória da Princesa Diana de Gales, sua grande amiga e falecida ela própria 6 dias antes, num acidente de automóvel em Paris. Tratado como um funeral de Estado, vários foram os representantes do mundo que quiseram estar presentes para prestar a sua homenagem."

Seu trabalho missionário continua através da irmã Nirmala, eleita  sua sucessora . Várias são as histórias sobre a vida de Madre Teresa de Calcutá entre elas de que ela usava sua própria saliva para curar os doentes. Verdadeiras estas histórias ou não, não sei. O que sei é que sua bondade é notária e seu amor pelo próximo incontestável.

“Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”. Madre Teresa de Calcutá

Fonte: Wikipédia
Foto: Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!