quarta-feira, março 07, 2012

Mulheres de Fibra - Isabel Allende

Na postagem de hoje a mulher de fibra que traga está entre minhas escritoras latino americanas que mais gosto e admiro. Isabel Allende é uma jornalista e escritora chilena mundialmente conhecida. Entre seus romances mais renomados estão: A casa dos Espíritos, De amor e de sombras e Paula. Segundo relata, a própria autora no livro Paula, seu primeiro romance foi escrito com o auxílio de seus avós, pois era justamente a história de sua família.

Admiro Isabel não só pelo seu talento, mas principalmente pela sua força e sua história de vida. Filha de um primo irmão de Salvador Allende, ela viveu e lutou ativamente durante a ditadura militar no Chile, ajudando ativistas políticos. Poderia me arriscar a falar coisas de sua vida, pois após ter lido Paula, sinto Isabel como uma pessoa íntima, alguém que conheci no momento de maior sofrimento pra ela. É exatamente isto que deve ter causado esta proximidade, pois toda a história da doença de sua filha, do tempo vivido no corredor de um hospital ansiando que Paula acordasse me fez ver a autora famosa como uma mulher de verdade.

A autora escreveu para a filha, com o objetivo de colocá-la a par, quando acordasse do coma, a história da família e a sua própria. Mas todo o seu sofrimento de mãe foi sendo relatado dia-a-dia, até o momento em que ela precisou despedir-se, deixar que Paula fosse embora e ambas pudessem, cada uma em um mundo, seguir seus caminhos.

Todas as outras personalidades que prestei homenagem aqui na série pelo dia da Mulher são pessoas que eu admiro pelo seu trabalho, pela história de vida e pelas mudanças que fizeram no mundo a partir dos seus exemplos. A diferença com a Isabel Allende é sua militância e sua história de vida, tão apaixonante!

Agora um pouco da biografia desta mulher tão especial. Isabel Allende Llona nasceu em Lima, no dia 2 de agosto de 1942. É filha de Tomás Allende e Francisca Llona. Nasceu no Peru, mas logo voltou ao Chile. Atualmente está radicada nos Estados Unidos. Seu reconhecimento literário veio após a publicação do romance A Casa dos Espíritos, editado em 1982. A história dos antepassados virou filme, protagonizado por Meryl Streep e Jeremy Irons.

Fontes: Wikipédia, blog A arte que é poesia e os livros da autora.
A foto é do blog.
Ah! Minha sugestão para que conheçam melhor Isabel Allende, leiam seus livros, vale muito a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!