segunda-feira, março 05, 2012

Mulheres de fibra - Dra. Zilda Arns

Minha intenção era ter começado esta série de mulheres de fibra, guerreiras e exemplares no dia primeiro de março, mas o tempo e o trabalho não me permitiram! Por isto dedicarei esta semana para homenagear mulheres que foram importantes para a história do mundo feminino, algumas ativistas feministas, outras exemplos incontestáveis de que podemos sim, se quisermos, mudar o mundo.
Começo a série falando da Dra. Zilda Arns. Não conheço tão bem a biografia dela, mas fiquei encantada com a admiração que uma colega do curso de doutrina espírita, apresentou em relação a vida da Dra Zilda. Minha colega contou algumas coisas a respeito da médica que criou e  salvou várias crianças da desnutrição e da morte com a "Pastoral da Criança".

Dra. Zilda Arns Neumann é natural de Forquilhinha (SC) e residia em Curitiba (PR). Teve cinco filhos e dez netos. Cursou medicina na Universidade Federal do Paraná, especializou-se em "saúde pública, pediatria e sanitarismo, visando salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência em seu contexto familiar e comunitário." Sua percepção de que a educação seria o meio de mudar as coisas fez com que criasse uma metodologia muito especial de espalhar conhecimento e solidariedade entre as famílias pobres, inspirada no milagre da multiplicação relatado no Evangelho de São João.

Incansável na busca do conhecimento Dra Zilda foi aperfeiçoando-se em diversas áreas, atuando de forma incisiva contra a fome e a miséria. Em 1983 fundou, a pedido da CNBB a Pastoral da Criança. "Após vinte e cinco anos, a pastoral acompanhou 1.816.261 crianças menores de seis anos e 1.407.743 de famílias pobres em 4.060 municípios brasileiros. Neste período, mais de 261 962 voluntários levaram solidariedade e conhecimento sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres, criando condições para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação social." A forma encontrada para multiplicar a educação e a solidariedade a cada mês eram realizados visitas domiciliares às famílias, dia a do Peso, ou Dia da Celebração da Vida; e reunião Mensal para Avaliação e Reflexão.

Em 2004 a CNBB passou uma nova meta a esta missionária incansável, fundar a Pastoral da Pessoa Idosa, que atende, atualmente, mais de cem  mil idosos, que são atendidos mensalmente por mais de doze mil voluntários de 579 município. São 141 dioceses em 25 estados brasileiros.

Dra Zilda morreu em janeiro de 2010 em Porto Príncipe quando realizava uma missão humanitária para implantar a Pastoral da Criança. O país sofreu um violento terremoto que fez centenas de vítimas, entre elas a Dra. Zilda Arns.

Um grande exemplo de mulher e de brasileira. Dra Zilda Arns recebeu muitos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, do Senado Federal, em 2005 e o Prêmio "Heroína da Saúde Pública das Américas", concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em 2002.

Fonte: Pastoral da Criança e Wikipédia .
Fotografia de Antônio Marques encontrada na internet, publicada no blog Clau Medori

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!