quinta-feira, maio 28, 2009

Palmatória do mundo

Muita gente que lê ou já leu as coisas que eu escrevo sabe que não concordo muito com a política e a maneira de agir internacionalmente dos Estados Unidos. O país se considera a palmatória do mundo, eles estão sempre certos e os outros errados. Vários países assinaram o tratado de Kioto, mas eles não. Eles avaliam quem está certo e quem está errado, como por exemplo, ninguém pode tortura prisioneiros (de guerra ou não), só os Estados Unidos.
Aprendi com a vida que se num grupo um acha que está certo e todos os outros discordam, quem está errado é aquele um que "se acha". Não tenho muito conhecimento histórico, mas pelo que sei o único país a utilizar efetivamente armas nucleares foi os Estados Unidos. Esqueci! Eles podem!
Depois disso foram assinados tratados, acordos de paz e a ONU "fiscaliza" como vão testes nucleares e com armas químicas e biológicas. Qualquer um que manifeste interesse em tais estudos é rechaçado. Todos com exceção do Tio Sam, é claro. Foi assim com os países que estivera em guerra a pouco tempo contra o EUA. O Iraque teve seu território invadido pelos americanos para libertar o povo de Saddam Hussein. O Irã foi praticamente excomungado quando o seu atual presidente Mahmoud Ahmadinejad anunciou que faria testes nucleares. A bola da vez agora é a Coreia do Norte, que realizou na última segunda-feira teste nuclear. A crise se instalou e a Coreia do Sul junto com os Estados Unidos está pressionando a do Norte. O mais interessante a meu ver foi a declaração da secretária de Estado norteamerica, Hillary Clinton, na qual rechaça a Coreia do Norte por suas "ameaças provocativas e beligerantes". Ela completa dizendo que o país "já fez sua escolha ao violar resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas" (unidas ao Tio Sam, claro) tais como ignorar alertas internacionais e não cumprir pactos selados nas convenções multilaterais para desarmamento nuclear. Não sei não, mas eu acho que conheço um outro país que também não cumpre acordos multilaterais. Pelo que lembro não chega nem a assiná-los, mas este país sempre protege seus aliados e os fracos e oprimidos, invadindo seu país, matando os inimigos e tomando conta do território até que este esteja em condições (tipo o que acontecia na antiguidade o povo derrotado ficava sob o domínio do vencedor). Ah! Eles também fornecem armas para a defesa nacional dos aliados. E caso estes aliados venham a ser inimigos no futuro, ajudam novos aliados a derrotar os primeiros. Parece confuso não? É política, e política sempre parece confusa. Resumo da história Coreia do Norte ameaçou, suas provocações foram respondidas pela antiga inimiga Coreia do Sul e pelo aliado Estados Unidos. As tropas já foram colocadas em alerta máximo na fronteira das coreias, agora é esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!