quarta-feira, setembro 12, 2007

"Eu também vou reclamar"

Ultimamente o que mais tenho ouvido é: "pensa pelo lado positivo, tu estás bem, tens saúde, família que te ajuda com casa, comida...". É claro que eu penso no lado positivo, só que só pensar neste lado seria possível se todo o movimento do mundo não cobrasse que eu produza, que eu contribua $$$$. Seria ótimo pensar só por este lado se o relógio não me mostrasse a todo o momento que o tempo está passando, que não sou mais adolescente, que não posso me dar ao luxo de viver nas casa dos meus pais. E eu pergunto porque não? Porque teus pais não viverão para sempre responde ele, O TEMPO.
Sou feita de matéria perecível... como todos vós. E embora pareça, não sou ingrata, pelo contrário agradeço todas as noites pelas graças que tenho. Agradeço pelo abrigo do meu lar, pelo cobertor, comida, saúde, capacidade para o trabalho, família que me apóia. Sou grata por cada segundo, por cada respiração. Sou realmente grata por tudo.
Só que estar grata por viver e ter o básico não dá o direito de outras pessoas me sacanearem. Não é porque tenho casa e comida que podem explorar meu trabalho sem pagar.
Não é porque tenho saúde, casa e comida que não posso me indignar com situações em que eu deveria ser tratada com respeito, já que nunca faltei com o respeito ao outro.
O fato de ter saúde, casa, comida, família me deixa ver com mais clareza o quão miserável é a situação de tantas pessoas neste país. É a gratidão por casa, saúde, comida e família que me permite lutar, gritar, me indignar com a situação de injustiça porque passam tantas pessoas.
Às vezes eu me sinto culpada por ter tanto se comparada a outras gentes e ainda assim me sentir triste, infeliz. Só que o justo é que todos tenhamos o melhor. Satisfazer-se com isto e acomodar-se é tudo o que os sacanas querem. Observem como as coisas são e funcionam no Brasil.
Agora coloque que todas as gentes agradecendo pelo que tem e permitindo que quem tem mais continue lhes sacaneando. Ah! Já funciona assim? Sim, mas ainda há quem se revolta, quem se indigne.
O melhor seria se todos pensássemos como Gandhi e pegássemos apenas a parte que nos cabe, o necessário. Só que o mundo te cobra que queiras mais, cria novas necessidades. Ninguém mais aproveita o que tem porque assim que consegue o que quer já quer outra coisa, mais moderno, mais potente, com mais bits, com mais watts, com mais metros quadrados, com air bag e importado. Sempre mais caro, é claro!
Em 30 anos de vida é a primeira vez que sofro de insônia, e para chamar o sono escrevo. Insônia... e olha que não tenho aluguel pra pagar, nem compras para fazer no supermercado, nem criança pra sustentar ou cuidar. Mas devo no cheque especial, porque fui para um teste noutra cidade e tive que morar uns dias num hotel; e desde lá fui negociando, renegociando até que agora não deu mais pra re-re-renegociar. Devo o transporte, devo o curso de alemão - afinal é preciso se aprimorar, criar um diferencial para ser um bom profissional. "Devo não nego, pago quando pudeR$".
Graças a Deus e ao meu pai não devo mais pra UCPel. É bom nem falar nisso, pois é capaz de eles refazerem alguns cálculos e descobrir mais alguma dívida.
Viu? Desvirtuei o assunto, devia ter continuado falando na gratidão, em continuar apesar de ter tido uma decepção, mas não... estou confessando minhas dívidas... e dúvidas.
Minhas dívidas, que podem me levar ao SPC/Serasa e minhas dúvidas em relação à bondade dos homens - aqui como seres humanos e não como pessoas do sexo masculino. Mais uma vez Raulzito me salva e me faz compreender que "dois problemas se misturam a verdade do universo e a prestação que vai vencer". E a todas estas... "eu tenho medo" de virar "meu amigo Pedro".

Um comentário:

  1. É isso aí, Danieli!!! Pelo nosso direito de reclamar e sermos sim seres imperfeitos, por que não?
    Bj!! E vamos em frente!!

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!