quarta-feira, setembro 19, 2007

"Amai ao próximo..."

Minha sobrinha Larissa certa vez brigou com a vó dela - minha mãe- porque não queria mais ser a próxima, queria ser a primeira. Na cabeça de uma criança de três ou quatro anos ser a próxima pode significar que as balas acabarão e ela, sendo a próxima, ficará sem as guloseimas. Também pode ser que naquela brincadeira a de trás seja presa na porteira do "passa-passará".
Nos principíos do catolicismo não é permitido cobiçar a mulher - ou homem - do próximo, principalmente se ele estiver próximo.
Para os seguidores de Jesus Cristo o mandamento é: "amar ao próximo como a ti mesmo".
Já na política brasileira se o próximo pode ser muito bom. Recebe-se o cargo, um alto salário, benefícios referentes as funções que exercem e etc. O vice, que por sua vez é o próximo - em caso de morte do titular ou cassação - pode herdar alguns pepinos. Tipo o que aconteceu com Itamar depois do impeachment do Collor. José Sarney ficou marcado como o primeiro presidente civil depois da abertura política.
Lá nos Estados Unidos o próximo presidente a ser eleito com o término do mandato de George Bush terá uma herancinha macabra, que se chama "guerra do Iraque". O próximo presidente americano terá que contabilizar perdas financeiras, mas principalmente perdas humanas. Com certeza não será nada fácil limpar a sujeira deixada pelo Cowboy Bush. O mais interessante disto tudo é que George é declaradamente temente a Deus, é escancaradamente católico, inclusive denominou sua luta contra Sadam como uma guerra santa, do bem - no caso ele próprio- contra o mal - este Sadam.
Os ensinamentos de Jesus devem ser seguidos e a reflexão provocada pela minha sobrinha Larissa não deve ser esquecida, pois quando se trata de balas ou brincadeira de criança ser o próximo é ruim mas não reserva tantos problemas. No entanto, ser o próximo no momento pelo qual estamos passando na política brasileira ou em EUA pode não ser nada bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!