segunda-feira, maio 24, 2010

Como gostar de inverno?

É só a minha opinião, mas também é uma pergunta que me faço há anos. Não vejo motivos para gostar desta estação do ano. Não quero que ninguém mude de ideia, apenas queria argumentos que me fizessem entender o porquê. Afinal de contas para mim tudo vai contra o tal do inverno, e não é só as temperaturas baixas.
Começo questionando o seguinte, como as pessoas podem gostar do inverno morando numa cidade úmida como Pelotas? Aqui as paredes das casas mofam, as roupas não secam por causa das chuvas que se prolongam, os muros ficam verdes de musgo, as gentes quase não saem de casa por causa do frio e do vento que descabela todo mundo, desmancha os penteados elaborados e duros de laquê e destrói guarda-chuvas. O pior não são chuvas prolongadas, são as famosas "murrinhas" ou "morrinhas", uma garôa fininha e persistente, que ao primeiro olhar parece que não molha, mas no final do percurso nos deixa encharcados. Esta sim é um saco!
Além disso, as ruas ficam alagadas, aonde não tem asfalto (e isto é um bom pedaço da cidade) o barro toma conta e os dias são sempre cinzas. As pessoas andam encolhidas e a impressão que temos é de que a umidade nos atinge inteira, molhando de dentro pra fora e umidificando até os ossos. Quando as temperaturas estão em 1ºC ou menos parece que nossos ossos estão congelados, dói a coluna, os dedos e o rosto fica congelado como se o vento cortasse nossa pele.
Sem contar que os pés e as mãos ficam gelados, e a bunda, a bunda também fica gelada. Ah! Meu nariz também está sempre gelado no inverno, como os dos cachorros. E a cama quando a gente deita parece que está molhada de tão gelada. A maioria das casas e estabelecimentos comerciais não tem calefação. E pra falar a verdade isto é um problema, pois as que tem colocam o aquecimento a 40ºC, o que resulta num super impacto quando voltamos para a rua, onde está 5ºC, com sensação térmica de -5ºC.
Então eu queria entender, como gostar de inverno? Como é possível? A única vontade que tenho no inverno é de comer, dormir e ficar em casa vendo televisão, filmes, ler. Se pudesse seria como os ursos ou as formigas, no inverno hibernaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!