terça-feira, janeiro 26, 2010

Falcatrua da grossa

Não sei se já comentei sobre este fato por aqui. Se já falei, me desculpem, mas me indigna demais e tenho que falar, ou melhor, escrever. Tem uma expressão que diz "dar com uma mão e tirar com a outra". Não há expressão que exprima melhor como agem os políticos. Vejam bem, preste atenção, caso vocês não tenham comprado imóvel, casado ou feito algum financiamento, talvez não saibam que a sua certidão de nascimento não tem mais validade. É sim, aquele documento que teus pais fizeram quando tu vieste ao mundo não vale. Portanto, caso queiras adquirir um financiamento ou casar legalmente terá de fazer uma certidão de nascimento atualizada. Detalhe: ESTA CERTIDÃO SÓ VALE POR DOIS ANOS.
Aham! Isto mesmo, só por 2 anos. Ou seja, se daqui a pouco tu precisares da certidão pra qualquer coisa, inclusive em caso de morte, a certidão tem que ser atualizada. Mas não creia que com esta atualização se dispensa a certidão de óbito. Óbvio que não.
Porque eu digo que "deu-se com uma mão e retiraram com outra"? Simples, o registro de nascimento é gratuito. É assim, quando a gente nasceu, no meu caso lá no século passado, meu pai foi no cartório e pagou para que o cara lá colocasse meu nome, o dia e a hora em que vim ao mundo, nome dos pais, dos avós. Agora, com uma lei o presidente Lula liberou o primeiro registro.
Os cartórios, ou melhor os DONOS, não gostaram da ideia, reclamaram espernearam, mas não teve jeito. O jeito foi começar a invalidar as certidões de nascimento antigas. Ou seja, para um finaciamento via Caixa Econômica Federal o cidadão precisa tirar uma certidão atualizada. Agora eu pergunto: o que é que pode atualizar numa certidão de nascimento? Tu nasceu naquele dia, teus pais e avós são aqueles que estão lá registrados. Não tem o que mudar! claro, num caso de paternidade com testagem de dna e etc. claro, poderia mudar algo, mas sem mais nem menos...
Isto é roubo disfarçado de serviço prestado. Cobrar R$18,40 para imprimir uma nova certidão é um assalto! A certidão já estava lá no computador, prontinha, não mudou uma vírgula. É um completo absurdo, uma falcatrua da grossa. O nome dos cartórios de registros deveria mudar para Cartéis de registro, por que estão mais para a máfia do que para o trabalho sério.

Um comentário:

  1. ISTO É REALMENTE UM ABSURDO!! SÓ QUE PARA FINANCIAMENTO JUNTO À CAIXA ECONOMICA FEDERAL A VALIDADE É DE APENAS 2 MESES!!!

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!