terça-feira, abril 17, 2007

Onze anos do massacre Eldorado dos Carajás

Como era de se esperar eu estou fazendo um protesto sobre o Eldora dos Carajás, protesto contra o massacre. E como também não podia deixar de ser tô colocando a música de duas pessoas a quem eu admiro muito e que escrevem muito bem: Pedro Munhoz e Martim César Gonçalves. Eu adoro o trabalho destes dois caras, não porque é bonito, mas porque através da arte eles trabalham o social. De alguma forma as suas canções nos despertam.
É pena que os culpados não tenham sido punidos, que o Brasil não tenha mudado, que a reforma agrária não tenha acontecido e que a revolução não tenha feito com que todos nós sejamos iguais.

Música: Procissão dos retirantes
CD: Cantigas de Andar Só
Autor: Pedro Munhoz / Martim César

Terra Brasilis, continente
Pátria-Mãe da minha gente,
Hoje eu quero perguntar:
- Se tão grandes são teus braços,
Por que negas um espaço
Aos que querem ter um lar?

Eu não consigo entender
Que nesta imensa nação
Ainda é matar ou morrer
Por um pedaço de chão!

Lavradores nas estradas
Vendo a terra abandonada
Sem ninguém para plantar
Entre cercas e alambrados
Vão milhões de condenados
A morrer ou mendigar

Eu não consigo entender
Achar a clara razão
De quem só vive pra ter
E ainda se diz bom cristão!

No Eldorado do Pará
Nome indio: Carajás
Um massacre aconteceu.
Nesta terra de chacinas,
Essas balas assassinas
Todos sabem de onde vêm

É preciso que a justiça
E a igualdade sejam mais
Que as Palavras de ocasião.
É preciso um novo tempo
Em que não seja só promessa
Repartir a terra e o pão
(a hora é essa de fazer a divisão!)

Eu não consigo entender
Que, em vez de herdar um quinhão,
Teu povo mereça ter
Só sete palmos de chão!

Pátria amada do Brasil,
De quem és, ó mãe gentil?
Eu insisto em perguntar
Dos famintos das favelas
Ou dos que desviam verbas,
Pra champagne e caviar?

Eu não consigo entender
Achar a clara razão
De quem só vive pra ter
E ainda se diz bom cristão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!