quarta-feira, janeiro 03, 2007

Sadam é enforcado e o homem que filmou a execução é preso

Sadam Hussein não é um bom exemplo de ser humano. Ele cometeu vários crimes contra seus iguais, matou, promoveu atentados e mantinha seu povo sob ditadura. Mas não concordo com sua execução, afinal o que difere o homem, ou melhor, o ser humano dos animais é a capacidade de mudar, de raciocinar sobre seus atos. Ele cometeu crimes contra a humanidade e foi condenado à forca. Mas dentre os tantos criminosos que vemos por aí, mundo a fora fazendo barbaridades contra seu próprio povo foi o único que teve a pena capital cumprida. O ex-ditador do Chile, Augusto Pinochet, por exemplo, estava sendo julgado por crimes contra a humanidade, mas não foi executado. Eu pergunto: porque?
Não acho que ele devesse ficar impune, mas mata-lo é igualar-se a ele. Afinal não era isso que acontecia com quem o contrariasse? Não foi assim seu governo?
No entanto, o fato de ele ter sido condenado por uma corte, no mínimo suspeita, não me surpreendeu. Afinal a vontade do todo poderoso xerife do universo, Tio Sam devia prevalecer, pois o povo americano, digo o presidente americano acha que ele foi o mais prejudicado pela existência de Sadam, tanto que suas tropas militares ainda ocupam o Iraque, tanto que seus soldados ainda continuam morrendo, assim como o povo iraquiano. A intervenção feita pelos Estados Unidos lá só tem um interesse e NÃO É O BEM ESTAR DA POPULAÇÃO DAQUELE PAÍS. Surpreendeu-me sim o fato de não ter sido permitido a gravação da execução. E mais, os xingamentos que sofreu antes de morrer. Quer dizer que um homem pode ser condenado e morto, mas ninguém pode ver ou saber que antes disso foi mal tratado? Ele merecia pagar por tudo o que fez sim, assim como o Pinochet, o Hitler e tantos outros tiranos, só que a forma como agiram em sua condenação e sua execução foi vergonhosa. Para quem se considera acima do bem e do mal, detentor do poder de julgar quem comete ou não crime contra a humanidade, acho que os senhores pisaram na bola. Melhor teria sido uma execução em praça pública bem ao estilo caça as bruxas.

Um comentário:

  1. Tem razão, amigo, uma vergonha e uma fantochada. E os «yankees» armados em inocentes, anjinhos. Brada aos céus!
    Bom ano!

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!