sexta-feira, outubro 13, 2006

Com que direito?

O povo brasileiro é acusado de ter uma curta memória, de não lembrar das coisas que aconteceram há poucos anos atrás e envolveram os políticos, que em campanha sempre apresentam seu melhor sorriso falso e suas palavras mais doces para com as necessidades do povo e as mais duras contra os adversários corruptos e impunes. Mas impunes estão todos os políticos envolvidos em escândalos no nosso querido país. O Senhor Paulo Maluf, alguns exatamente doze dias depois de ter sido eleito deputado federal com a maioria dos votos pelo estado de São Paulo foi condenado e teve seus direitos políticos cassados por dez anos, mas ao invés de perder o mandato como deputado terá direitos e benesses devido ao fato de ser um parlamentar. Isso é realmente lamentável!
E a amnésia da população brasileira não pára por aí, pois apóia o PFL de Antonio Carlos Magalhães e o PSDB de Fernando Henrique Cardoso e tantos outros, que estão em oposição ao presidente Lula. Não acho, pelo contrário, que se deva deixar para lá as investigações a respeito da origem do dinheiro para a compra do dossiê que envolvia o senhor José Serra, ex-ministro da Saúde de FHC e governador eleito de São Paulo. O tal documento também envolve, parece, o candidato à presidência senhor Geraldo Alckmin, pai de uma certa mocinha que trabalha naquela famosa loja... Daslux (acho que é esse o nome) e marido de uma certa senhoura que recebeu alguns vestidos exclusivos de um estilista. Mas isto não é tudo, posto que se este atual governo está envolvido em “miles” escândalos o do senhor Fernando Henrique Cardoso do PSDB não é mais limpo. Afinal de contas este senhor só pode concorrer a re-eleição devido a uma fraude, promovida pelo presidente do senado na época, senhor Antônio Carlos Magalhães. Sim, foi depois da fraude do painel eletrônico do Congresso, ou melhor, foi justamente devido a esta fraude que foi aprovada a legislação da reelição.
O que aconteceu? Não aconteceu nada, pois o senhor ACM renunciou ao cargo, FHC foi re-eleito privatizou o resto das estatais que quis e tudo “continuou como dantes”. Agora estes senhores muito cheios de não sei que autoridade rasgam o verbo exigindo explicações do atual governo, pedem que os ministros saiam, que o presidente renuncie ou seja cassado. Todos queremos explicações, todos queremos prisões e retaliações a estes senhores, todos culpados de alguma forma, ou de todas as formas, do atual estado em que o país se encontra. Inclusive nós, inclusive o povo. Sim, você, eu, todos somos culpados por permitir que durante tantos anos partidos como PSDB, PMDB, PFL e tantos outros de direita e de centro e de esquerda; porque na verdade estes partidos não têm ideologia a não ser a do poder, eles não querem o nosso bem, eles querem mesmo é o deles, a grana que recebem, as aposentadorias polpudas, as fraudes através das quais mandam dinheiro para o exterior, os bens que acumulam, as riquezas que extorquem do povo que continua sempre na mesma, mendigando um mísero bolsa sei lá o quê.
O PMDB já foi um partido que mereceu minha admiração, mas isso foi só no período da Ditadura Militar, depois disso virou um PFL que entra governo, sai governo tá sempre lá em Brasília dando pitaco e fazendo negociatas para se manter no poder. E a culpa é toda nossa, a culpa é só nossa porque somos maioria, somos mais de um bilhão, mas não temos coragem de dizer realmente o que pensamos, ficamos amarrados nas mentiras destes senhores. O pior é que ajudamos, por omissão ou por vontade própria – expressa através do voto, a eleger pessoas como Paulo Maluf, como o senhor Jader Barbalho, como os Magalhães, os FHCs, tucanos ou petistas sem se quer pensar o que realmente queremos. Na verdade elegemos estas criaturas por pensarmos só na gente. Porque não queremos perder o bolsa escola, porque não queremos nos dar ao trabalho de ler o que dizem as propostas de trabalho dos candidatos, porque não gostamos de política e político é tudo igual mesmo, porque pensamos que se tudo já esta uma MERDA vamos deixar assim mesmo porque pior não pode ficar. E se ficar? O que vamos dizer aos nossos filhos e netos que um dia terão orgulho como eu tenho dos estudantes que lutaram contra a ditadura, mas que não terão orgulho da nossa omissão? Com que direito PFL e PSDB cobram tantas explicações se eles mesmo não deram as explicações devidas há tanto tempo? Com que cara nós vamos dizer aos nossos netos que este país é deles e que muito pouco nós fizemos para melhorá-lo?
Eu não sei se as coisas que eu escrevo são lidas por alguém, não sei se fazem com que outras pessoas reflitam sobre a nossa história e sobre a política e o nosso papel dentro dela. Mas não vou me calar. Mesmo que pouquíssimas pessoas leiam o que penso, mesmo que as minhas ações como cidadã sejam insignificantes numa visão maior, não vou deixar de fazê-las, porque eu não vou me omitir e nem permitir que outros decidam por mim. Não importa o que os retrógrados pensam, não me interessou antes e não me importa agora, minhas ações por menores que sejam continuarão existindo, meus protestos mesmo praticamente inaudíveis continuarão sendo feitos e minha fé... bem minha fé continuará sustentando minhas crenças de que as coisas irão mudar. Não deixarei meus ideais caírem no esquecimento e um dia todos estes politiqueiros serão varridos do poder pelo povo – que terá sua memória recuperada.

2 comentários:

  1. O poder não gera nada mais que sofrimento para aqueles que não decidem e estão sob a égide dos que detêm as rédeas do, já citado, poder!

    Não sou Lula, Não sou Alckim...
    Eu sou um vazio político de descrença e desilusão, mas não me quebrarei ante o argumento do menos pior, fui educado para querer sempre o melhor e nunca o menos pior!

    ResponderExcluir
  2. Tem razão! Nunca deixe cair os seus ideais no esquecimento, embora eu tenha muitas dúvidas sobre a memória de um povo...
    Seja como for, o povo precisa de faróis, luzinhas que o ajudem a andar no meio de tanta barafunda. Precisa de pessoas como tu. Prossegue a caminhada por muito que te custe.

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!