quinta-feira, outubro 05, 2006

Cláusula de Barreira

O Partido Verde do Gabeira pediu várias vezes votos para a legenda, caso o eleitor não tivesse interesse de eleger nenhum de seus candidatos. Seu pedido tinha por objetivo vencer a tal cláusula de barreira que ninguém sabe direito o que é. Ou melhor, não sabia até ter elegido sujeitos feito o Collor e o Maluf e ter deixado sem voz, é sem voz ou direito de voto, pessoas como o já citado Deputado Federal Fernando Gabeira.
A tal da cláusula que vigora lá no nosso parlamento deixa sem direito de voto, não participa de comissões e não tem bancada. Isso porque não conseguiram 5% dos votos apurados distribuídos em pelo menos 1/3 dos estados.
Ou seja, aqueles partidos chamados “nanicos” que tem pouca representatividade no Congresso ficaram agora sem nenhuma representatividade. Foram eleitos pelo voto direto do povo, mas não poderão participar de nenhuma decisão que afete o povo, nada em defesa do povo, como sempre. Aliás, os poucos representantes que fazem algum barulho na Assembléia, aqueles dos partidos “nanicos”, agora não vão poder fazer nem barulho, estão fadados a andar pelos corredores do Congresso Nacional tal como, o apelido dado a eles depois do primeiro turno, Zumbis. Melhor dizendo, poderão fazer barulho, mas isso não significa que haverá mudança. O que sinto mesmo é que pessoas como Gabeira, Babá, Luciana Genro, Paulo Freire fazem parte desta turma que ficará sem voz. Dá para saber mais sobre a tal cláusula aqui e aqui.
Como alguns partidos “aliados” também ficaram presos na tal cláusula o TSE pode flexibilizar a cláusula. Isso seria como acontece no futebol, perde o jogo, mas ganha no tapetão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!