domingo, março 27, 2011

"Moreno escuro"

O Brasil se declara um país não racista. Mas eu não vejo assim. Somos um país miscigenado, misturado, no entanto ainda tem muita gente que acredita que a cor da pele determina caráter e, mesmo que sobe tortura neguem o racismo, acabam dando preferência para as peles brancas. Uma das coisas que mais me incomoda neste falso politicamente correto é a troca da palavra negro pela moreno. O que demonstra o racismo, além das palavras e atitudes, é a forma de falar a respeito das pessoas.
Um deputado chamou o juiz Joaquim Barbosa de "moreno escuro" e isto foi muitíssimo racista. É óbvio que não seria menos racista se ele o chamasse de negro, negrão, "escurinho" porque a maneira como ele estava falando e o tom era carregado de racismo! Eu sei que não sou a pessoa mais indicada para falar a melhor maneira de alguém defender uma ideia, porque quando argumento oralmente sou ríspida, apaixonada, exaltada e agressiva. Quero muito mudar e tornar-me mais ponderada e defender minhas ideias em um tom que não agrida tanto. Mas ainda não cheguei lá! Aliás, creio estar longe disto...
Só que aprendi com o tempo que, quando discutimos uma ideia ou trabalho com  alguém, envolver suas questões pessoais é errado, é irrelevante. A resposta de Joaquim Barbosa foi ótima na minha opinião!

Mas não encerra a questão do racismo, porque assim como a violência contra mulher, o preconceito não deixa de acontecer porque a vítima tem grana! Aconteceu com o ministro do STF, Joaquim Barbosa que veio de família humilde e aconteceu com um jovem baiano também de família simples, talvez o único a obter a formação universitária em sua família. Aliás, isto seria o que ele conseguiria não fossem as ameaças e a perseguição que o fizeram pedir proteção e abandonar seus estudos em Jaguarão.
Hipocritamente dizemos que no Brasil não tem racismo. Os fatos demonstram o contrário!

quinta-feira, março 24, 2011

Memórias em movimento


Instituto Mário Alves realiza nos dias 13, 14 e 15 de abril, no auditório do Colégio São José em Pelotas o Seminário Memórias em Movimento - Juventude, Cultura e Política. Estudantes e pesquisadores poderão apresentar trabalhos de pesquisa. Os interessados podem se inscrever através do email: memorias.emmovimento@gmail.com. Junto ao email devem ser enviados: a cópia do comprovante de pagamento, cópia do (s) trabalho (s)  submetido(s), ficha de inscrição preenchida.
Mais informações sobre o evento e a programação podem ser obtidos no blog do IMA.

quarta-feira, março 23, 2011

Seminário debate marcas das ditaduras do Conesul

"Porto Alegre discute as marcas das ditaduras do Cone Sul
Seminário será sediado no Memorial do Rio Grande do Sul, na Assembleia e na Ufrgs

Porto Alegre será sede, nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril, do Seminário ‘Memória, Verdade e Justiça: Marcas das Ditaduras do Cone Sul’. A atividade tem como objetivo discutir os reflexos das ditaduras do Cone Sul e marca o aniversário do golpe militar de março de 1964, e que decretou um longo período de exceção, encerrado apenas em 1985.
O evento acontecerá no dia 30, no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020, Centro), às 18h30; no dia 31, no Plenarinho da Assembleia (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro), às 18h30; e no dia 1º de abril, no Salão de Atos II da Ufrgs (Av. Paulo Gama, 110, Centro), às 18h. A cada dia, as mesas serão precedidas por manifestações culturais. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
Veja mais informações e a programação no Coletiva.net.

sábado, março 19, 2011

Vaga de trabalho para jornalista blogueiro em empresa americana

Empresa americana procura jornalista blogueiro no Brasil


A Nearshore Americas está buscando um jornalista brasileiro para publicar matérias sobre TI, exportação, negócios e trabalhos em blog. É necessário ser fluente em Português e Inglês e experiência em redação bilíngue - o blog deverá ser em línguia inglesa. O pagamento será de mais de 1000 dólares, e os currículos devem ser enviados até o dia 25 de março para kirk@nextcoastmedia.com.
 
Fonte Sindicato dos Jornalistas RS

quinta-feira, março 17, 2011

Guia para jornalistas sobre aborto será lançado no Sindicato no próximo dia 25

No próximo dia 25 de março, às 14h30min, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, será apresentado o Guia de Apoio para Profissionais de Comunicação, uma publicação das Jornadas Brasileiras pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro - coalização feminista de redes, organizações e ativistas que trabalham pelos Direitos Humanos das mulheres, da qual a Rede Nacional Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, sediada em Porto Alegre, é componente. Esta apresentação integra as atividades do Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre comemorativas ao dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e é organizada pela Rede Feminista de Saúde, Campanha Ponto Final na Violência contra as Mulheres e Meninas, Ilê Mulher, Coletivo Feminino Plural, Themis Assess oria Jurídica e Estudo de Gênero, Maria Mulher - Organização de Mulheres Negras, Comitê Latino Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher- Cladem/Brasil. O evento tem apoio dos Núcleo de Jornalistas pela Igualdade de Gênero e Jornalistas Afrobrasileiros do Sindicato dos Jornalistas do RS.

O guia é um documento completo de dados que traz a perspectiva histórica dos avanços e retrocessos políticos, consolidando todos as informações de pesquisa relevantes à temática e que servirá de fonte de informação para o trabalho de jornalistas que atuam nas redações ou em assessorias de Imprensa. A publicação foi elaborada com base em fontes oficiais, de governos e institutos de pesquisa nacionais e internacionais, trazendo informações que poucas vezes estão na agenda pública. Além disso, indica fontes especializadas de forma a colaborar com reportagens e releases sobre o assunto. Para saber mais sobre o guia, acesse abortoemdebate.com.br.
 
Fonte: Sindicato dos Jornalistas do RS

quarta-feira, março 16, 2011

Primeira Jornada de Estudos sobre Ditaduras e Direitos Humanos

O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Programa de Pós Graduação em História da UFRGS, a Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa do Estado, e a Associação de Amigos do APERS, está organizando a I Jornada de Estudos sobre Ditaduras e Direitos Humanos.

O evento, que ocorrerá em abril de 2011, tem como principais objetivos oportunizar espaço para divulgação e discussão a respeito da produção intelectual sobre a temática Ditaduras de Segurança Nacional na América Latina e Direitos Humanos; divulgar locais de pesquisas e seus respectivos acervos documentais; e estimular a produção de conhecimento que possa ser utilizado no ensino, na pesquisa e como forma de reflexão e conscientização social.
Contanto com atividades múltiplas, como palestras, depoimentos e apresentação de filmes, a Jornada terá como foco principal a apresentação de trabalhos produzidos por pesquisadores da área, que deverão ser encaminhados para análise da Comissão de Seleção até o dia 30 de janeiro de 2011. Os artigos selecionados, além de apresentados no evento, serão publicados eletronicamente. Aos que desejarem participar apenas como ouvintes as incrições vão até o dia 25 de março de 2011.

Dia Mundial da Água

Recebi por email o convite da ação que o Instituto Ambiental Gabrielle Brandão irá realizar, dia 22/03 para comemorar o "Dia Mundial da Água". A iniciativa será realizada pelo Instituto e pela "jovem Gabrielle Brandão de apenas 13 anos que desde os 10 anos luta pelo nosso meio ambiente, vamos estar na avenida Paulista às 14:30h, distribuindo 1000 squeezes e 1000 rosas." Conheça o instituto pelo site http://www.gabriellebrandao.com.br/
Vamos participar!