quarta-feira, junho 16, 2010

A estréia do Brasil

Ontem o Brasil estreou na copa. Muitos desagrados dos torcedores "entendidos" em futebol desde a convocação. Com a bola rolando a opinião não mudou muito. Todos querem o futebol arte do Brasil, aquele que leva a redonda no pé, dribla dois, três, limpa a jogada e acaba no grito que rompe a garganta GOOOOOOOOOOLLLLLLLL!!!! Não foi isto que vimos, infelizmente.
Como técnico acho o Dunga muito apático. Sua vibração no momento do gol é calculada, comedida demais. Seu comportamento durante o jogo frio, mais que a temperatura de zero grau na África. Ele não vai a beira do campo grita instruções. Mas, no bom estilo Luiz Felipe Escolari, Dunga abraça os jogadores que saem de campo, parabeniza pelo desempenho. Isto é bom! Mesmo que a atuação da seleção não tenha sido aquela que esperávamos, muitos dribles, jogadas fantásticas e vários gols nosso time ganhou. Assim como vem vencendo alguns campeonatos.
Como a maioria dos brasileiros não tenho tevê a cabo, parabólica ou outra espécie que me permita assistir futebol pela sport TV. O que me resta é assistir pela rede Globo, que detesto ou pela Band. Ambas tem comentaristas insuportáveis e estou falando do Neto e do Casagrande. O Falcão, e não é puxar a brasa para o assado dos gaúchos, tem um entendimento muito melhor de jogo, consegue ver a situação sem tanta paixão e faz críticas lógicas e construtivas. Ao contrário do Casagrande que além de não ter sido um jogador tão fenomenal, ainda é arrogante e prepotente.
O pior é o Galvão Bueno. Bah! Este não tem salvação. Narração dele só jogos da seleção. E estes também estão começando a ficar massantes por que para ele só existem dois jogadores na seleção Kaká e Robinho. Como antes só existiam Ronaldinho e Ronalducho. É claro que os atacantes são as estrelas do time, no entanto não existe um bom ataque se não tiver bons armadores, laterais, zagueiros e goleiros.
O Kaká é uma graça, carismático, bonitinho, mas... eu nunca vi todo o futebol que as pessoas dizem que ele tem. Posso estar dizendo uma bobagem! E me desculpem os guris que entendem do babado. Ele me parece sempre cansado, não parece ter garra e a meu ver é fraquinho. O Robinho já tem um borogodó. Faz lançamentos legais, um deles acabou no gol do Elano no jogo de ontem. Ele se destaca mesmo quando não faz gols. E entre as duas "estrelas" da seleção de Dunga com certeza é a mais cintilante.
Tenho uma queda pelos jogadores de defesa, como o Lúcio. Acho-o excelente jogador, mesmo sendo zagueiro e tendo uma posição atrás ele sempre dá um jeito de empurrar o time pra frente, seja com um passe de bola, seja levando ela no contra-ataque. Infelizmente num descuido dele a Coreia do Norte fez um gol.
Eu sempre digo que os jogadores do Brasil não sabem marcar, eles ficam paralisados com a marcação das outras seleções e quando estas armam o contra-ataque ficam olhando como se não soubessem o que fazer. São poucos os jogadores que armam a defesa com rapidez.
Michel Bastos foi bem na partida, talvez um pouco nervoso com a estreia na seleção numa copa do mundo, fez boas jogadas e destacou-se um pouco. Maicon também se saiu bem, inclusive marcando um gol. Quem não rendeu nada, a meu ver leigo, foi Luiz Fabiano, que marcou muitas faltas, não conseguia concluir as jogadas e quando conseguia estava empedido. Não entendo porque Dunga demorou tanto para colocar o Nilmar. Este sim em poucos minutos movimentou o jogo.
Enfim... a vitória veio, mas foi apertada e pouco empolgante. Esperamos que contra a Costa do Marfim as coisas melhorem porque apesar de não ser uma seleção muito famosa tem jogadores de garra, que se movimentam rápido e estão com a maioria dos torcedores do seu lado. Mesmo não tendo ganhado de Portugal deram um sufoco nos patricíos. E Drogba mostrou que está pronto para desempenhar seu papel em campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!