sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Consciência ecológica

Tem um ditado que diz: "depois da tempestade vem a bonança". No caso de Pelotas, e imagino que nas cidades da região também atingidas pela enchente, depois das chuvas vem o lixo. Eu sou solidária com as pessoas que perderam o pouco que tinham e que perderam entes queridos, mas não posso deixar de falar o que vejo na cidade. Embora existam garis que varrem as ruas a cidade permanece suja, porque as pessoas que vivem da reciclagem muitas vezes jogam o que não precisam ou não querem na rua, os moradores de rua reviram conteiners e latas de lixo e também jogam o que não necessitam na via e o pior de todos os casos, pra mim, é que pessoas que tem casa e trabalho e muitas até uma boa formação escolar jogam seus papéis, garrafas plásticas e sacolas na rua.
Tá certo que nossa cidade é cercada de arroios e água por "todos os lados" e uma chuva como a última que tivemos, com mais de 200 milimetros é difícil de dar vazão. No entanto, se cuidássemos bem da nossa cidade, conservássemos limpa, não desmatássemos a coisa seria diferente e talvez os estragos fossem menores. Na rua por onde passo para ir para o trabalho é o encontro da canaleta da Argolo e do Pepino (um canal) depois que a chuva parou e a água baixou ficou cheia de sacolas plásticas presa no capim e nas plantas que tem em volta.
É preciso ter consciência egológica logo. As pessoas reclamam das mudanças do tempo, dos calores insuportáveis, das chuvas que arrasam lavouras ou da seca, mas continuam derrubando árvores, desbarrancando os arroios e riachos, deixando sujeira e lixo que poderiam levar pra casa ou colocar no lugar adequado. A culpa do mundo estar assim é das grandes indústrias, da poluição, dos gases tóxicos, das grandes potencias mundiais e nossa, sim nossa, que achamos que a prefeitura tem mais é que juntar o lixo que jogamos nas calçadas.
Eu não jogo lixo na rua, separa latas, vidros, plástico, papéis, tento controlar o gasto de água. Tô tentando fazer minha parte. E fico completamente indignada quando vejo gente toda posuda jogando lixo nas calçadas. Pela atitude deles eu imagino que eles devam abrir a janela das casas deles e jogar o lixo sem nem olhar onde cai. Estas atitudes devem mudar ou do contrário acabremos morrendo soterrados no lixo ou afogados n'alguma enchente com água contaminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!