terça-feira, abril 08, 2008

Cuidados que a imprensa muitas vezes não tem

Atualmente o que mais se fala nas residências e nas ruas do Brasil é o caso da morte da menina Isabella, que caiu, ou foi jogada, do 6º andar de um edifício na Zona norte da capital paulista. Entre os suspeitos da polícia estão o pai e a madrasta da garota, que foram presos preventivamente há cinco dias. A coberto da imprensa é massiva e massante, pois não noticiário ou plantão em que não se fale no caso e se repita várias vezes imagens da menina, fotos e informações a respeito da morte e das circunstâncias que a cercam.
Toda essa visualização do caso e a quebra do sigilo de Justiça faz com que, inevitavelmente, se relembre um outro suposto crime de muita repercussão, que acabou com a vida de um casal em 1994. O caso da Escola de Base teve uma grande cobertura jornalística depois que a polícia que investigava o caso acusou o casal Maria Aparecida e Icushiro Shimada, donos do educandário. Na época os Shimada foram acusados de junto com seu colaborador Maurício de Alvarenga de promover orgias com crianças.
Penso que todas as hipóteses que da polícia cogita no momento da investigação não devem ser postas ou divulgadas para a imprensa, pois tudo que se diz a um jornalista é publicado. No caso da Escola de Base os donos e seu colaborador foram acusados e julgados pela imprensa, sem direito a defesa. Depois dos fatos apurados o casal foi indenizado pela acusação injusta.
O caso de Isabella tem semelhanças, porque a imprensa divulga tudo e o pai e a madrasta já estão sendo acusados por toda a população, também sem defesa. É claro que o fato da menina ter sido espancada no curto espaço de tempo em que disse seu pai parece impossível, bem como torna-se possível desconfiar de um pai com histórico de violência e uma madrasta também com marcas e com registro de abusos por parte de seu pai. No entanto devemos ter claro que, segundo a Justiça, todos são inocentes até prova em contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!