quarta-feira, março 19, 2008

De volta à escola!

Quando eu terminei a 8ª série, naquela época, início dos anos 90, entrávamos ou passávamos para o 2º grau. Tinha feito da 5ª a 8ª do 1º grau, hoje conhecido como ensino fundamental, no colégio Estadual Coronel Pedro Osório. Muita gente dizia nos corredores que o fantasma do coronel habitava a escola e sempre aparecia para os incautos.
Foi um tempo muito bom, de boas amizades, de crescimento e troca de conhecimento. Foi como aluna do Pedro Osório que despertei para o gosto de cantar e participei de um coral pela primeira vez. Também foi lá que comecei a fazer um diário, para o professor de português, inclusive ele nos dava nota e estimulava que lêssemos. Conservo com muito carinho lembrança de amigos que nunca mais encontrei nas ruas de Pelotas e sempre me vem a lembrança as várias xingadas que levei do meu pai por passar longas horas no telefone falando com meus amigos.
Voltar aquele lugar reacendeu várias memórias. Lembro de como os alunos se dividia no pátio na hora do recreio, o Sandro e o pessoal que andava com ele ficavam perto do pé de Ipê roxo, o Marcelo Pixote, que depois foi noivo da minha prima, ficava na lateral da quadra de futebol com a sua turminha. Tinha os meninos que passavam todo o recreio jogando futebol e outros que junto com algumas meninas jogavam volei. Os mais famosos na minha época eram o Juliano, o Cristiano e o Carlos, eles eram da oitava, eram bonitos e a mulherada babava por eles. Eu tinha uma amizade, e tenho, com o Cristiano, que hoje tem uma banda junto com o Carlos. Os guris causavam frisson nas gurias.
Também tinham os meninos que estavam na mesma série que eu, estes eram preteridos quando se tratava de escolher entre todos os caras do colégio, geralmente os mais velhos levavam vantagem sob os meus colegas de aula. Mas entre meus coleguinhas de aula tem um por quem guardo carinho muito grande e uma saudade imensa, Alexandre Costa Godinho. Ainda tenho guardado os desenhos que ele me deu.
O bom de relembrar os tempos de colégio, e atualmente isto tá mais vivo em mim porque estou fazendo um curso técnico noturno, no mesmo prédio em que terminei o segundo grau, é que parece que os amigos que estão distantes ficam mais próximos. Tu percebe que algumas coisas que te incomodavam naquela época hoje seriam motivo de riso e sinal de cumplicidade com aqueles com quem convivemos tanto tempo. É pena não termo uma máquina do tempo para reviver os momentos de novo.
Esta volta a escola terá continuidade. Até a próxima, boa páscoa para todos, comam chocolate, beijem e abracem seus amores e familiares e sejam muito felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!