segunda-feira, março 17, 2008

Violência na escola

A violência tem sido capa de jornais e principal manchete nos telejornais do mundo, não só a de guerras civis, mas também a violência das drogas, do trânsito, entre os jovens.
Várias são as formas de agressão que representam o instinto violento do ser humano, são as famosas brigas de torcida, as disputas por pontos de tráfico de droga ou de prostituição, a pancadaria nos protestos e a agressão durante assaltos. Mas tem um tipo de explosão que tem me deixado bem estarrecida ultimamente, porque primeiro eram os meninos de classe média alta espancando profissionais do sexo e tacando fogo em índios e mendigos, agora são meninas que ateam fogo em colegas e agridem a facadas ou tesouradas dentro da escola.
Aqui em Pelotas uma professora perdeu um olho depois de ter sido atingida por uma cadeira durante uma briga em sala de aula.
Não vou dizer que no tempo em que eu estava no primário não havia brigas, havia sim, mas a inspetora aparecia e todos paravam. Havia presença dos pais quando o aluno ia mal na escola e tinha comportamento rebelde. Aliás, na escola em que fiz o primário, tinha um programa da escola com a comunidade que trazia os meninos de rua, (que ficavam do lado de fora das salas) para uma atividade. Com isto todos ganhavam, alguns guris voltaram pra escola, a aula não era perturbada e a escola ganhava um amigo que ajudava a conservá-la.
Mas atualmente não há respeito entre as pessoas. Pai e mãe estão ainda mais ausentes da vida dos filhos que cada vez mais cedo acabam indo para maternais e tem pouco tempo junto deles.
Parece que o controle desapareceu. Um simples esbarrão acaba em tesouradas. A pergunta que fica é: como tratar isto?
Este comportamento é característica de uma juventude perdida, contaminada pela violência de que todo o país é vítima por inúmeros motivos, mas que ao mesmo tempo está agindo de forma premeditada. Afinal de contas tu não anda com gasolina na bolsa para o caso de alguém esbarrar em ti e tu poder te defender jogando no outro e tacando fogo?
É premeditado. As pessoas combinam, agendam brigas via sites de relacionamentos, quando o melhor desta ferramenta é reencontrar pessoas que estão longe, manter contato com familiares e amigos que estão distantes. E o que as pessoas fazem, marcam vinganças e atos criminosos.
Como mudar isto? Dá para mudar estas coisas?

Um comentário:

  1. Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Câmera Digital, I hope you enjoy. The address is http://camera-fotografica-digital.blogspot.com. A hug.

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!