terça-feira, novembro 20, 2007

Valeu Zumbi!

Hoje é dia da Consciência Negra. Minha homenagem é feita todos os dias junto com a luta que travo para combater o preconceito racial. Sei que muitos vão dizer que no Brasil não há racismo nem preconceito, mas todos eles estão velados e camuflados como piadas e brincadeiras, que no momento de raiva saem com o tom pejorativo e o ódio abafado. Não me considero branca ou negra, considero-me brasileira, uma junção de muitas cores, de muita cultura, resultado de muita mistura.
Embora não concorde com a política de cotas - e não concordo com todos os tipos, por considerar a ação apenas um paleativo para o problema, que é muito maior, - acho-a necessária.
O que me assusta é a maneira como algumas pessoas resolveram defender seu ponto de vista em Porto Alegre, na URFGS, uma universidade federal. Tenho muito receio de que gente como essa que considera a limpeza étnica uma boa vá além de pixar cartazes com a cruz suástica. Não há como medir o grau de negritude ou de brancura na nossa população, nem o DNA deu conta disso. Temos genes de muitos lugares e estão presentes no nosso sangue. Somos sim de uma só raça a HUMANA, mesmo que algumas pessoas tenham atitudes que nos faça pensar e repensar se são mesmo humanos.
Sei que com a aparência que tenho jamais vou sentir na pele o preconceito como uma mulher negra ou homem negor sente. Mas sou capaz sim de sentir todo o repúdio e a tristeza quando presencio um fato preconceituoso e defendo como se fosse comigo. Já disse outras vezes, e quem me conhece sabe que na minha família tem muitos negros, mulatos, índios e até loiros e graças a esta mistura maravilhosa todos nos amamos muito, até por que os laços que nos unem estão muito, mas muito além da cor da pele.
Valeu Zumbi! Obrigada por tua luta e saiba, onde quer que tu estejas, que não foi em vão, apesar de muitos brasileiros terem que travá-la novamente a cada novo dia. O mais importante é lutar sempre.
Este texto aqui também fala sobre preconceito, foi escrito por mim nO Diafragma e tem muitos comentários legais. Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!