quarta-feira, maio 09, 2012

Cosmópolis

Semana Nacional de Museus
COSMÓPOLIS: São Paulo, Museu do Mundo
 (dias 12 e 19 de maio de 2012)

Apresentação:
As identidades multiculturais, decorrentes dos movimentos imigratórios e migratórios que ocorrem desde finais do século XIX, transformaram a cidade de São Paulo num amplo mosaico cultural.  Vista como um polo de oportunidades em distintos contextos sócio, político, econômico e cultural, pessoas oriundas de diversas partes do Brasil e do mundo compartilham desta rica diversidade cultural. Esta tem sido uma característica das grandes metrópoles. Entretanto, esse convívio nem sempre se dá de forma harmoniosa, mas também carregado de conflitos, de exploraçãoeconômica, dificuldades de interação entre as distintas culturas, preconceito cultural e, ainda, a ausência de direitos para os estrangeiros.
Ao lado da necessidade de implementação de políticas públicas que garantam os direitos fundamentais para todos os cidadãos, é fundamental que as comunidades participem ativamente do processo em diferentes instâncias. Nesse sentido, as instituições museológicas têm a potencialidade de desempenhar importante papel junto às comunidades, pois o conhecimento do patrimônio favorece a reafirmação das identidades, possibilita a reflexão crítica sobre a realidade e amplia a capacidade de construir novos laços deinterações e cooperações, necessários para a conquista dos direitos.
Acreditando nos princípios da cidadania global, em que os direitos humanos devem ser vistos sob uma perspectiva de direitos universais e que a consolidação da democracia somente pode se dar por meio do respeito à pluralidade e à diferença, este Seminário, concebido no âmbito do Programa da Semana de Museus sob o tema Cosmópolis: São Paulo, Museu do Mundo, tem como objetivo discutir sobre a possibilidade da construção social da cidadania por meio da reflexão crítica sobre a historicidade dos movimentos migratórios, dos avanços e perspectivas relativos à equidade de direitose do papel que as instituições museológicas comprometidas com uma Museologia social podem desempenhar neste processo.
Além disso, realizará uma oficina de arpilleras, com o objetivo de ampliar a reflexão sobre os temas discutidos por meio da construção coletiva de bordados a partir das memórias dos participantes. As inscrições deverão ser realizadas presencialmente no dia 12 de maio com Vanessa do Amaral.
Coordenação: Kátia Felipini Neves - Coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo
Assistente de Coordenação: Vanessa do Amaral

PROGRAMA
Dia 12 de maio de 2012 (sábado) – 10h
1) Movimentos Imigratórios e Migratórios em São Paulo: contexto sócio, político, econômico e cultural
- Zilda Marcia Grícoli Iokoi
Professora titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na área de História do Brasil Independente, atuando principalmente na linha de pesquisa História das Relações e dos Movimentos Sociais, nos temas da educação, lutas camponesas, políticas públicas, imigração contemporânea, humanidades, direitos e outras legitimidades. É diretora executiva do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância – LEI/USP e vice-diretora do Conselho Administrativo da Associação Museu daTolerância.

2) Legislação e políticas migratórias: cidadania global para a consolidação da democracia
- Deisy de Freitas Lima Ventura
Professora de Direito Internacional e Coordenadora de Projetos da Comissão de Cooperação internacional do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP). Coordena o Grupo de Estudos sobre Internacionalização do Direito e Justiça de Transição (IDEJUST, convênio USP/Ministério da Justiça) e o projeto de extensão universitária Educar para o mundo.

12h - 12h30: Debate

Dia 12 de maio de 2012 (sábado) – 14h

3) Respeito à Pluralidade e à Diferença: articulações para a criação de novos laços, interações e cooperações
- Oriana Jara Maculet
Socióloga. Presidente da organização não governamental Presença de América Latina (PAL), criadora e diretora do Projeto Presença Latina, que procura a integração das comunidades de migrantes hispano-latinos residentes em São Paulo. Representante (2005-2006) do segmento Migrantes Brasileiros e Estrangeiros na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

4) Pedagogia Museológica: afirmação das identidades por meio do patrimônio
- Maria Cristina Oliveira Bruno
Professora Titular em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2010), Livre-Docente em Museologia no MAE/USP (2001), especialista em Museologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e Licenciada em História pela Universidade Católica de Santos (1975). É autora e também responsável pela organização de livros e artigos em periódicos especializados, membro de conselhos de instituições museológicas e presta consultorias a instituições museológicas.

16h - 16h30: Debate


Dia 19 de maio de 2012 (sábado) – 9h30
9h30 - 13h30: Oficina de arpilleras
- Esther Vital Garcia Conti
Psicóloga, desenvolveu no mestrado a transformação de conflitos por meio da arte. Desde 2008, desenvolve e acompanha trabalhos no Brasil e no exterior, com imigrantes e outros grupos, tendo como base trabalhos com arpilleras e outros suportes artísticos.

Fonte: Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Luz
Auditório Vitae – 5º andar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!