segunda-feira, outubro 03, 2011

Quando haverá mudança de verdade? O aumento no número das cadeiras na Câmara de Vereadores

Eu não ia falar sobre esta história do aumento do número de vereadores das Câmaras, principalmente não ia falar da Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas. Porque? Porque Fico muito irritada quando penso nas pessoas que nós aqui de Pelotas colocamos lá. Sim, uso o nós porque todos, votando ou não elegemos aquelas criaturas.
Já disse mais de uma vez (e tem muita gente que concorda comigo) que política não deveria ser carreira, não pode ser profissão, não pode enriquecer alguém. Ser político é representar seus iguais, não é um privilégio, ou melhor, não deveria ser. Mas o que vemos é exatamente o contrário. Os políticos usam da vida pública, dos benefícios oficiais para dar luxo a suas famílias, para acomodar seus familiares em postos de trabalho bem remunerados (mesmo que estes não tenham competência ou qualificação), aproveitam-se para enriquecer, construir mansões e comprar carrões. Alguns esquecem-se que tinham uma profissão e nunca mais chegam perto dos seus consultórios, da sala de aula, do escritório. Outros se quer tem uma profissão, mas como ali na vida pública tem, além do sustento, um status que com suor e trabalho não teriam, lutam e brigam com unhas e dentes para seguirem atuando como políticos. E quanto mais tempo ficam ocupando uma cadeira, seja na Câmara, numa prefeitura, na Câmara dos deputados ou no senado, mais eles acham que são diferentes e melhores do que o povo que os elegeu. E até se transformam mesmo em seres diferentes, visto que tornam-se arrogantes, desviam dinheiro público, abusam do seu poder para adquirir bens, favores e mais dinheiro. Podem até, financeiramente falando, serem melhores que o povo, (isso só porque tem dinheiro e o povo não) que tá carpindo de sol a sol para ter o que comer, que sofre com falta d'água, com fome, sem direito a saúde, com uma educação precária, com segurança quase zero. Mas a custa de que chegaram ao topo da pirâmide?
Desviar verba de merenda escolar é menos roubo do que invadir uma escola levar o que puder e destruir o restante? A diferença é que, mesmo que seja comprovado o desvio da verba o corrupto ficará solto, já o vândalo que destruiu e roubou a escola se pego será preso.
Quanto aos vereadores... a verdade é que o número de vagas diminuiu, no entanto o valor da verba se manteve o mesmo. Quer dizer, de que adianta diminuir o número de pessoas e manter o mesmo valor destinado para as suas funções? E mais, preocupo-me principalmente, por saber que eles quase não realizam as tais funções!  Acaba também que não lembro de protestos por diminuir o número de vereadores e a verba seguir no mesmo montante.
Aqui na nossa Câmara eu realmente tenho receio, não que vá ter mais vereadores, mas do refugo que ficou na reserva e que poderá vir a assumir as cadeiras vagas. Outro fato que me incomoda muito é que quem julga e pune os crimes de colarinho branco, são exatamente os colarinhos brancos. E não há rigidez na pena. Não é possível que eles possam ter imunidade quando o maior mal que fazem é a toda uma população! Não compreendo! E me decepciono demais. Há muito que mudar na política brasileira.
E podem dizer que nada tem a ver "o fiofó com as calças" mas enquanto existir anistia para culpados nunca haverá justiça no Brasil.

Um comentário:

  1. Essa é a Daniele que eu conheço, manda bala guria, mas não só nesses idiotas que lá estão fingindo que governam, afunda também esse povo idiota, ignorante, que vai para a televisão dizer que "quanto mais melhor". Povo morto de fome que faz festa quando um político ganha dali uma semana morre na fila do SUS.
    Dá-lhe Brasil, país da copa do Imundo!!!!

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!