segunda-feira, outubro 24, 2011

Acidentes de trânsito - responsabilidade nossa

O trânsito está entre os maiores causadores de mortes entre jovens no nosso país. Neste final de semana um jovem de 15 anos perdeu a vida num "pega" no prolongamento da avenida Bento Gonçalves. Este acidente também teve outra vítima fatal, igualmente jovem e deixou ferido um outro rapaz, que esta hospitalizado em estado grave. Todos os veículos envolvidos no acidente, dois carros e duas motos, estavam fazendo um racha, cada dupla em uma das mãos da avenida.
Não é de hoje que assistimos nos noticiários, na internet ou nos jornais acidentes graves, frutos da imprudência.
Álcool e direção é uma mistura que já vimos não dá bons resultados. E mesmo com campanhas, com alertas, com leis (que acabam não tendo as melhores punições) não há mudanças de comportamentos. Eu como pessoa admiradora de uma bebidinha creio que a fabricação de carros devería diminuir. Sim, tem muito automóvel nas nossas cidades, causam engarrafamentos, poluição entre outras coisas.
É óbvio que eu sei que a culpa dos problemas do trânsito não são os carros! E brincadeiras a parte, acho sim que deveria ser repensado toda a estrutura do trânsito da nossas cidades.
A melhoria vai passar por muitas coisas, da educação preventiva dos motoristas a educação dos pedestres e ciclistas, a melhoria no transporte coletivo e a manutenção das ruas e estradas. Claro que isto é uma parte.
Deve ter gente lendo isto e dizendo, "esta criatura não deve dirigir!" E realmente eu não dirijo, não tenho carteira e me sinto como o Pateta naquele desenho dos carros, na parte em que ele é o pedestre. Não dirigir é uma escolha, assim como há pessoas que optam por usar a bike para ir trabalhar e passear.  Como pedestre eu sigo as regras de trânsito, uso a faixa de segurança e observo as sinaleiras.
Sempre fico chocada quando vou atravessar a Floriano aqui em Pelotas e vejo todo aquele povo se enfiando na rua sem olhar se o sinal está aberto pra eles ou não. Não é só porque tem uma faixa que tu pode ir atravessando a rua não amigo! Fico chocada!
Mas por outro lado... alguns motoristas são péssimos. Gente! O pessoal conduz os veículos falando no celular, não dá sinal quando vai dobrar, não pára na faixa, ultrapassa em local proibido, bebe e vai dirigir.
O que mais me choca é que mesmo no caso de acidentes graves, como aconteceram nos últimos dias, os condutores vão até a delegacia, ainda que visivelmente bêbados, prestam esclarecimentos e são liberados.  Como esperar uma mudança?
Os meios alternativos de transporte são bem importantes para a preservação do meio ambiente, no entanto alguns deixam muito a desejar. Enquanto alguns ciclistas se unem para fazer passeios e ajudar na educação para com eles e solicitar mais ciclovias, existem outros seguimentos que ignoram totalmente que também são veículos e parte do trânsito.
Sim, alguns ciclistas ignoram as áreas destinas a eles, andam na contra mão, também não respeitam a sinalização entre outras cositas. Os charreteiros se locomovem como se não  houvesse mais ninguém além deles na rua. Hoje mesmo um foi entrando na Juscelino e se enfiando entre os carros, sem esperar  que os veículos lhe dessem passagem. Poderia ter causado um acidente!
Olhando de fora me parece que cada condutor pensa, eu estou certo portanto os outros tem que esperar por mim. Mas não há gentileza e muitas vezes falta educação.
Eu sou meio tartaruga mesmo, talvez por isto algumas vezes fique de boca aberta com os motociclistas. Alguns deles também esquecem que são veículos, costuram no meio do trânsito, nem bem o sinal abre e eles já invadem a rua, andam bem acima do limite de velocidade e são raros os que param nas faixas de segurança.
A mudança é necessária e começa com cada um de nós. As leis precisam sim ser mais severas, mas a responsabilidade com a própria vida e a dos outros é de cada um de nós, pedestres e motoristas.  Creio que se cada um mudar a sua atitude no trânsito o todo mudará significativamente. Pensem nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!