quinta-feira, outubro 27, 2011

Copa do Mundo, denúncias e corrupção

Dois assuntos tem vindo muito a minha mente nestes últimos dias. Um é a Copa do Mundo, as denúncias que se faz aqui e ali de corrupção seja dentro da Fifa, da CBS, do governo ou os problemas na construção dos estádios, as reformas, os contratos não assinados com empreiteiras para a conclusão das obras. Tem desentendimentos quanto a leis brasileiras e o costume (ou prática) da Fifa quanto a cobrança dos ingressos e a venda de bebidas em estádios. E o pico de todas as denúncias que atingiu em cheio o ministro dos Esportes Orlando Silva, o ministro interino e mais uma galera do ministério.
Sou uma pessoa um pouco descrente dos políticos de uma forma geral. Vejo com muita desconfiança a atuação de alguns. E infelizmente, embora o futebol seja o grande orgulho dos brasileiros, me decepciono com a politicagem que ocorre dentro do esporte e consequentemente a corrupção.

O sonho de um menino em se tornar ídolo do seu time do coração passa por caminhos tortuosos. Não basta o guri ter talento, afinal de contas, se se der bem na vida precisará saber muito sobre como negociar, como controlar o dinheiro e manter-se como um verdadeiro ídolo. Dos nossos vários craques de futebol apenas um conseguiu juntar todas estas qualidades, tanto que tornou-se Rei. Não que eu seja fã do Pelé, pelo contrário, tenho várias ressalvas e, tal como disse o argentino Messi, "nunca o vi jogar!" Pelé destaca-se dentre outros porque soube pendurar as chuteiras no momento certo, criou uma marca em cima do seu nome, criou uma lei que beneficia (ou não, confesso que sou uma completa ignorante quanto a lei Pelé) jogadores e nunca teve seu nome envolvido em escândalos como farras com mulheres, bebedeiras, atrasos em treinos e barracos. Sim, teve o caso do Edinho e o não reconhecimento de uma filha, apesar do DNA comprovar a paternidade, mas ninguém é perfeito! E não haverá outro Pelé, ainda que existam vários gênios com a bola nos pés.

Sou contra o Brasil ser sede da Copa ou da Olimpíadas, porque eventos grandiosos como estes necessitam de investimentos vultosos. Investimentos estes que serão feitos, se não todos pelo menos a grande maioria, pelo Estado. A massa brasileira não foi questionada se apoia ou não a vinda da copa, mas é unânime em dizer que nosso país necessita de muitas coisas e não é estádio de futebol.
Assistindo a entrevista da Marília Gabriela com o Sócrates ontem escutei pela primeira vez alguém, de reconhecimento internacional, dizer que o melhor para o Brasil é que a Copa não viesse. Ele criticou os investimentos e construções para a realização do Panamericano sediado no Rio de Janeiro e que, alguns estão abandonados. Ele sobriamente destacou o disparate de construir estádios em locais onde não "existe" futebol, como o caso de Manaus e o fato de, por estarem atrasadas, as obras saírem com materiais não licitados (e possivelmente superfaturados, afinal né?).

Doutor Sócrates apontou muito bem que as verdadeiras mudanças e benefícios para o nosso país ainda nem se quer foram iniciadas. E que as verdadeiras necessidades são as obras de infraestrutura, aeroportos, segurança, saúde, coisas que nem foram cogitadas ainda.
Esta semana repercutiu no Brasil todo o caso da moça de Santa Vitória do Palmar, extremo sul do Rio Grande, grávida teve de viajar mais de 500 Km para fazer o parto e internar os bebês gêmeos numa UTI neonatal, porque em sua cidade e na região não havia leito. Fico ainda mais indignada ao ver, apesar dos fatos concretos, a secretária da Saúde dizendo que as coisas não são bem assim. Eu me pergunto, como não é bem assim? A moça saiu da sua cidade, foi a Rio Grande, foi a Pelotas e não tinha leito, teve de ir a Novo Hamburgo, numa MICRO-ambulância. Não era uma SAMU, não era uma UTI móvel! Era o que, uma Fiat Elba aonde cabe o que... uma maca, o soro, um cilindro de oxigênio e um acompanhante. E não é bem assim??? Como???? Isto é muito sério! 
Para mim parece impossível que alguém fique mais indignado com os estádios inacabados. Mas tem quem tenha ficado. Por que né, as pessoas morrem há muito tempo esperando exames, tratamento e atendimento pelo SUS. Em alguns lugares a situação é muito precária e todos nós sabemos! Inclusive os políticos também o sabem, afinal melhorar a saúde e a segurança é o discurso de cada um deles na época da campanha. Mas não se vê, depois de empossado, quase ninguém realizando projetos de melhorias para saúde, educação, segurança, infraestrutura, agricultura. E principalmente que seja algo que não mexa no bolso do cidadão.

Aqui em Pelotas a situação da saúde é precária! Pode ir quem quiser para a televisão ou o jornal dizer que não, que a saúde por aqui está bem, porque basta uma circulada rápida pelo Pronto Socorro para saber que a saúde está com o pé na cova. Agora, sejamos francos, se os políticos tem coragem de desviar dinheiro da sáude, da merenda das crianças, alguém acha que eles não vão desviar dinheiro do futebol????

* Imagens da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!