quarta-feira, maio 31, 2006

Nota de falecimento


Hoje eu fiquei chocada e triste em receber este e-mail do Sindicato dos Jornalistas do RS.
Tomei a liberdade de colocar aqui a nota que recebi. Fonte Sindjors.

Nota de falecimento
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS lamenta informar o falecimento de seu diretor Daniel Herz, 51 anos, ocorrido na tarde de hoje, dia 30 de maio, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Também diretor da Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ, professor e escritor, lutava há vários anos contra o câncer. Nos últimos anos, era membro do Conselho Nacional de Comunicação, destacando-se como liderança na luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil. A visitação pública ao corpo acontece amanhã, 31 de maio, das 12h às 14h, no Crematório Metropolitano - avenida Oscar Pereira, 584, na Capital.

quarta-feira, maio 24, 2006

Caixa Preta do Jornalismo

Sim, é necessário abrir a caixa preta do Jornalismo brasileiro, mas não concordo que a melhor política para fazer com que isso aconteça seja balizar toda a imprensa por algumas empresas e alguns jornalistas, assim como dizer que tudo isso que tá acontecendo no país não está acontecendo. A mídia, os jornais, as tevês, as rádios e os jornalistas independentes não são culpados nem tampouco estão inventando os fatos de corrupção que foram descobertos no governo atual.
Que existem jornalistas que vendem sua ética, sua moral e seu compromisso com a sociedade só para estar perto do poder nós já sabemos. Que empresas de comunicação fazem o jogo do poder desde que o país foi descoberto também sabemos. O que fazer então? Quem vai fiscalizar isso? Como o governo e os políticos podem acusar a mídia por suas mazelas e suas falcatruas se a usam em seu benefício?
Se existe uma tentativa de Golpe de Estado contra o Governo Lula este saiu pela culatra, afinal o presidente esta chegando ao final do seu mandato e se preparando para uma nova campanha à presidência da República. Um fato inegável é de que o governo de esquerda decepcionou e muito. Sim, foram criadas políticas sociais, mas todas um repeteco de outras que já haviam sido utilizadas no Brasil e indo contra o que o candidato de esquerda defendia em seu palanque de campanha. Os erros que foram cometidos não podiam ser escondidos.
Afinal de contas porque custa tanto aos militantes do PT e a estes políticos sem caráter que promovem a corrupção em todas as escalas de poder admitir que erraram? Não é uma questão de querer desmoralizar ou vender-se por grana a nossa opinião, mas é ter claro que o governo Lula não foi o que esperávamos. Ele decepcionou muita gente sim, não aumentou o emprego, não melhorou a saúde, continuou dando bolsa escola, fez o ProUni, mas continuou com as cotas raciais, ao invés de investir na educação, não acabou com a CPMF e continuamos sem saber que fim leva este dinheiro, descobriu-se uma série infindável e triste de corrupção. Estão sendo feitas muitas CPIs, foram muitos investigados, mas poucos indiciados e caçados pouquíssimos.
Eu quero um jornalismo mais ético, sério e comprometido com a verdade. Desejo que haja mais liberdade para trabalhar, seja investigando o governo, a policia, um caso de estelionato, as atividades rurais, enfim. Não aceito a censura imposta pelos anunciantes, tampouco a do dono do jornal ou a pressão do governo. Não acho que vivemos numa democracia verdadeira, ao contrário, nossos representantes só representam seus interesses próprios, não se sabe o que é feito com os impostos que pagamos e sentimos na pele as dificuldades porque passa o nosso país. Não adianta dizer que é diferente, eu sei como é a fila do INSS, como são os postos de saúde com as salas de atendimento cheias e muitas vezes sem equipamentos, sei como são as escolas precisando de reformas, sem professores (estes com salários bem ruins), sei como é a vida dos aposentados que enxergam dia-a-dia ou ano-a-ano seu salário diminuir e os custos para sua sobrevivência aumentar. Talvez, alguns jornalistas por estarem longe das camadas mais pobres, por não fazerem matérias de rua, de cidade, não vejam e não saibam como as coisas realmente são. As mudanças são lentas, sabemos, mas percebemos na pele o que dá ou não dá certo em qualquer governo, seja municipal, estadual ou federal.
Eu pesquiso sobre a censura há algum tempo, bastante tempo, principalmente censura no jornalismo. Sou totalmente contra qualquer tipo, como já disse. E infelizmente sei que existem abusos e perseguições. Principalmente contra o jornalista que quer fazer um trabalho responsável e sério. Mas isso não me fez desistir ou deixar de querer mudar o que creio estar errado. E como todo o fato tem dois lados aqui estão os textos do JIBRA (Jornalistas Independentes do Brasil, com sede em Londres – Inglaterra). Leiam e tirem suas próprias conclusões.

quarta-feira, maio 17, 2006

Tristeza

Muitos devem estar estranhando eu não ter me manifestado em relação aos fatos ocorrido no final da semana passada e início desta em São Paulo e alguns outros estados. Meus amigos eu só posso dizer que estou extremamente triste, completamente sem noção do que pode vir a acontecer com a gente. Cada dia que passa ficamos ainda mais reféns da violência urbana.
Também estou cansada, cansada porque todos nós ficamos aqui neste espaço virtual discutindo estas questões e no nosso dia-a-dia fazemos o que achamos possível fazer para mudar esta realidade que tá aí, mas isso é pouco. Muito pouco, na verdade é necessário muita vontade individual, muita vontade política e muita política social que FAÇA realmente alguma coisa por estas pessoas. Sabe, saúde, educação, esporte, lazer, planejamento familiar de verdade (com ações reais e efetivas), habitação, saneamento enfim, tudo o que todos os políticos prometem na eleição, mas esquecem quando são eleitos.
Nós não podemos ficar coniventes a estes acordos que os governos podem fazer com os quadrilheiros e traficantes, tampouco permitir que eles consigam colocar mais bandidos no Congresso. Já existe uma máfia que representa o crime organizado no parlamento, local onde o povo deveria ter suas vontades feitas. O que vocês acham que acontecerá quando um representante dos traficantes ou do crime organizado ou do PCC ou do Comando Vermelho chegar lá? Vamos realmente e literalmente nos tornar um país sem leis. Seremos reféns das vontades que estes comandos quiserem. Talvez eles mantenham a paz e não haja roubo e assalto nas favelas, mas fora delas a barbárie se espalha como rastilho de pólvora. Como será nosso dia-a-dia? Viveremos em estado de guerra como vários países latinos viveram há algumas décadas atrás? Iremos retroceder? Nos renderemos sem lutar?
Estou realmente preocupada. Não sou a favor da pena de morte, mas algo tem que ser feito, só não consigo pensar o que.

quarta-feira, maio 10, 2006

Dez dias sem comer, vai uma pizza ai?

Já faz dez dias que o pré-candidato à presidência da República pelo PMDB, Antony Garotinho está em greve de fome. Segundo o médico ele passou mal, teve náuseas, tonturas e etc, devido ao fato de não comer. Conforme a orientação do cardiologista se Garotinho pretende participar das previas do partido que irá determinar se o PMDB terá ou não candidatura própria. Mas isso de desgaste físico e de maquinalmente pensar em não fazer a barba e continuar sempre deitadinho para não consumir as energias não comoveu ninguém. As pessoas debocham da atitude do político como uma atitude demagoga, o que realmente é. Ninguém tomou a sua dor e foi para o Congresso ou jornais defendendo sua postura, ao contrário acusaram-no de demagogo e sua ação simplesmente eleitoreira. Aqueles mais atentos chegaram a perceber a cortina de fumaça que o pré-candidato estava tentando fazer para desviar a atenção das possíveis irregularidades nas doações para sua campanha.
Enquanto isso as CPIs continuam chamando os acusados, as testemunhas e todos mais que acham que poderão esclarecer o esquema mensalão e os mesmos continuam pedindo hábeas corpus para não produzirem provas contra si mesmos. Para conseguirem vale-tudo exames médicos, choro, arrancar os cabelos, ficar sem dormir etc.
E isso tudo vai desiludindo o povo que chegou a pensar por algum momento que as coisas realmente fossem mudar, que verdadeiramente alguém seria punido. Enquanto isso o tem gente fazendo greve de fome forçada nas favelas e vilas, tem gente se escondendo em baixo da cama para não receber uma bala perdida, tem gente definhando nas filas do INSS e pessoas morrendo nas filas esperando atendimento pelo SUS. Na televisão as propagandas mostram os “bem intencionados” alardeando seus feitos, mais só nos sonhos deles, na ilha da fantasia porque na vida real as coisas não são bem assim “e pra quem provar que eu estou errada eu tiro meu chapéu”.

terça-feira, maio 02, 2006

Não emagreceu nem um quilo?

Um grande líder político, ético, coerente e pacifista chamado Mahatma Gandhi utilizou a greve de fome para protestar e beneficiar o seu povo da Ìndia. Mas aqui estamos presenciando mais um deboche político bem ao estilo menino mal criado. O ex-governador do Rio de Janeiro Antony Garotinho se diz perseguido pela imprensa e pelo sistema financeiro que denunciou irregularidades na sua pré-campanha política a Presidência da República. Veja bem, ele não é nem candidato e já existem irregularidades no seu caixa de campanha ao invés de explicar a seus eleitores e ao sistema financeiro, ao Fisco, a polícia federal e etc o que aconteceu ele resolveu fazer uma greve de fome em protesto. Em dois dias sem comer não emagreceu nem um quilo, o que pode deixar as pessoas pensando que devem existir quilos não contabilizados ou comida não informada que continua entrando naquele corpitcho rechunchudo de ex-governador e secretário de segurança incompetente – já que foi na sua administração que os índices de criminalidade foram para as alturas no estado do Rio, entre outras coisas.
Ele vai para a televisão com aquela gorda cara de pau dizer para milhares de miseráveis famintos do Brasil que está passando fome porque é um perseguido. Coitado! Que quer protestar deixando de comer na sua farta mesa. Porque é afinal de contas que ele não abre aquela bocarra e não fala porque é que as ONGs contratadas pelo governo são justamente as que lhe estão dando dinheiro para a campanha? Porque não explica o motivo de um preso ter lhe dado grana para a tal pré-candidatura?
Ao que me lembre e quero lembrar a vocês que ele, o senhor Antony Garotinho e sua esposa e fiel escudeira Rosinha Matheus deveriam estar com seus direitos políticos cassados. Mas o que acontece, não provaram nada e para completar ficamos nós reféns de marginais de colarinho branco com pose de bons moços cristãos e tementes a Deus.
Por mim, ele fica mais magro que o Pedro Cardoso de tanta fome que vai passar, não vai receber nem um voto e não vai poder se candidatar porque não vai ter força para fazer campanha e vai nos poupar de bobagens e falcatruas piores do que fazer greve de fome em benefício próprio. O comportamento do político faz jus ao seu sobrenome ou nome adotado, Garotinho mal educado que ao invés de dar satisfações ao país, fica sem comer e promete trancar a respiração até ficar roxo. Agora sim o circo está completo!
Não senhor Antony o senhor não é perseguido porque é evangélico, o senhor é denunciado por que ta fazendo coisa errada com dinheiro público. O senhor não é um pobre coitado, o senhor pode se dar ao luxo de dizer que não vai comer em protesto a sua própria candidatura, em seu próprio benefício. O senhor não é um mártir é um político mal intencionado que não explica denúncias, mas ao contrário faz uma cortina de fumaça para desviar a atenção do verdadeiro incêndio. O senhor não é bom porque vai à igreja e paga o dízimo o senhor é um político cara de pau que apesar de todo o noticiário ilustrar quão ruim e desastroso foi seu governo e está sendo o da sua esposa o senhor vai para a tevê no horário gratuito dizer que é a melhor coisa que poderia acontecer ao Brasil.
Espero realmente que essa seja a gota d’ água para todos os cidadãos deste país e que o senhor não seja eleito nunca mais nem para síndico.