terça-feira, junho 06, 2006

Protesto

Uma mulher egípcia jogou o filho de quatro anos pela janela em protesto pela falta de ajuda do governo depois que o pai do garoto a abandonou. Há muito tempo temos notícias de violência física, psicologia e sexual contra crianças aqui no Brasil. Aqui a violência pode ser vista as avessas, como por exemplo, muitas mães parindo filhos e filhos para receber o auxílio que o governo Federal concede para que as crianças estejam na escola. Políticas como estas são paternalistas e devem no máximo ser vistas como um paliativo para o problema social que estas crianças irão enfrentar na vida. Atrás disso, além do valor que é sacado no caixa rápido do Caixa Econômica Federal ou no balcão de uma lotérica, deveria existir um comprometimento dos governos com a educação, a saúde, o lazer, o saneamento básico e toda a estrutura que estes meninos necessitam, mas que na verdade não muda. Sabe-se que esta política não é uma política de inclusão. Há denúncias de desvio destes valores para pessoas que têm profissão e podem se sustentar. E não há um controle por parte do governo em relação ao rendimento escolar dos beneficiados. Basta a criança estar na escola, basta leva-las ao posto de saúde para que eles sejam pesados e medidos, mas não se sabe realmente se a criança aprende ou simplesmente só vai para escola.
O protesto poderia começar, não como a egípcia fez (e já foi presa), mas com ações como planejamento familiar real. O protesto poderia ser do governo. Nada de apenas ensinar a colocar o preservativo, de falar da necessidade do pré-natal. Mas jogar a responsabilidade também no colo destes pais que ficam fazendo filhos adoidados para receber uma graninha a mais no fim do mês. Sugiro algo como: nós vamos ajuda-los e vocês também devem se ajudar os valores serão dado, mas se a prole continuar aumentando o valor começa a diminuir. Fim de papo!
Aqui vai alguns sites com campanhas de busca por crianças desaparecidas:
http://www.geocities.com/pessoasdesaparecidas/criancas.htm
http://www.fia.rj.gov.br/SOS.htm
http://members.tripod.com/rafazulli/abertura.html
E algumas páginas sobre a violência contra crianças:
http://www.contraaviolencia.org/Forum.asp?CT=12http://www.dhnet.org.br/denunciar/tortura/textos/nilton.html
http://www.ippmg.ufrj.br/VIOLENCIA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!