terça-feira, junho 18, 2013

Vândalos, baderneiros o foco da notícia

Um movimento apartidário que reúne milhares de pessoas em inúmeras cidades do país com reivindicações variadas toma as ruas e os noticiários do país. Mas na boa e velha mídia o foco de tudo resumi-se a *minoria* que vandalizou em algumas cidades. Sim sou contra a violência, mas temos de convir que numa manifestação com mais de 60 mil pessoas, ou cem mil, ou dez mil é inevitável que alguns problemas e contratempos ocorram. Vejamos uma manifestação pacífica, como por exemplo os abaixo assinados contra Renan Calheiros e Marco Feliciano, onde não foi quebrada nenhuma janela deu no que? Eles foram retirados dos cargos, não digo do eletivo, daquele através das urnas, mas digo o cargo negociado do Feliciano, por exemplo, na comissão dos direitos humanos. O cara continua lá tentando, na surdina, aprovar uma lei de cura gay. Como diria a personagem Felix... "pelas contas do rosário"!

A vontade do povo é expressa de forma clara quando assina um protesto como o abaixo assinado.  Mais de cem mil assinaturas tem que dizer alguma coisa da vontade do povo, mas os governantes levam em consideração isto? Os deputados, vereadores, senadores são julgados e condenados por corrupção renunciam para não serem cassados e na outra eleição estão candidatos novamente. "O povo  não sabe votar" é voz corrente e a gente diz vota em branco, vota nos nanicos e vem "os entendidos" e dizem que nada disso adianta, só coloca a "direita" no poder e enfraquece a esquerda. Aham! Tô careca de ouvir isto. Só que na prática com quem que a esquerda tá junto?

A governabilidade vale tanto e é tão inescrupulosa que permite que se negocie o cargo mais importante de uma comissão com um partido que dá o cargo pra pessoa que mais tem oprimido as minorias no país? E faz isto protegido por uma lei de imunidade parlamentar?! Desculpem-me os amigos petistas mas não dá pra ignorar Feliciano. Entre outros.

São muitas pautas de reivindicações, é verdade, mas discordo que enfraquecem o movimento esta multiplicidade. Quem esta na rua sabe porque esta. Não é um movimento despolitizado, é um movimento sem partido. E é muito diferente uma coisa da outra. Não é baderna, é luta e reivindicação. Mas os meios de comunicação tradicionais teimam em focar apenas o vandalismo. Há pouco tempo atrás os containers de lixo eram queimados todas as noites. Isto é vandalismo, mas não era manchete todo o dia. Paredes, fachadas e muros amanhecem pixados, isto é vandalismo, mas não é manchete todo dia. As imagens não são veiculadas a cada chamada do jornal. A repetição só acontece quando quase dez mil pessoas estão nas ruas reivindicando direitos.

Vi um comentário a pouco tempo no facebook dizendo que esta minoria causa descredito ao movimento e que os 9,5 mil manifestantes deveriam ter impedido a minoria de vandalizar. Concordo que descredibiliza, mas não concordo que os manifestantes deveriam impedir. Pois é pra isto que a polícia deve acompanhar as manifestações para conter os intrusos que usam as passeatas para atos criminosos. Mas a brigada não os impediu de quebrar vitrines, queimar e apedrejar ônibus e queimar lixeiras. Não estão aptos a combater manifestações violentas? Ou foram orientados a dispersar manifestantes pacíficos, como ocorreu nas passeatas anteriores, e depois da repercussão resolveu deixar a coisa correr livre. Parece não haver meio termo não é mesmo? Destacar que o movimento não tem liderança e que por isto não tinha quem contivesse os vândalos infiltrados não tem nada a ver. Até porque, quem estava próximo juntou o lixo espalhado no chão, gritou e vaiou a atitude violenta e depredativa.

Aquelas criaturas no meio dos protestos que quebraram vitrines, queimaram lixeiras, jogaram pedras e saquearam lojas ou comércios são pessoas sem caráter que atuam desta forma no seu dia-a-dia e só usaram o protesto  para meter a mão no alheio. Assim como aconteceu aqui em Pelotas de assaltantes arrumarem barcos para saquear as casas de pessoas atingidas pela enchente. Mau caratismo tem em todo lugar! O problema é que este recorte noticioso leva para a população menos atenta uma versão parcial dos fatos. Parcial e bem tendenciosa de que a manifestação era formada por vândalos.

A parte mais bonita que devia ser o destaque pouco apareceu na mídia. Sorte que atualmente todos podem ser agentes da notícia. Um celular na mão coloca várias versões do fato ao alcance de todos. Não sou do movimento "cansei", nem tenho medo como a Regina Duarte, mas me decepcionei com certos políticos sim. Não sou a favor do impeachment da presidente Dilma, mas espero que ela aja logo e mande esta corja que tá atrapalhando pra fora do governo dela.
As manifestações são legítimas e eu acredito na força do nosso povo. #VamoPraRua
revolucionar com nosso vinagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!