segunda-feira, abril 23, 2012

Responsabilidade

Há algum tempo estou para escrever este texto. Venho ruminando as palavras, pensando nos argumentos, nisto e naquilo e tenho deixado pra lá, para, talvez, não causar constrangimentos. Mas sempre há o dia em que o nó na goela precisa ser desfeito e antes que este nó me sufoque vou por pra fora alguns pensamentos.
Não tenho a intenção de falar mal de pessoas ou religiões, tal qual prevê a Constituição creio que a liberdade de culto deve ser respeitada. Sou espírita, ou espiritualista para ser exata e estar de acordo com a Doutrina Espírita. Algumas vezes sinto minha religião desrespeitada, ainda que a Constituição me assegure professá-la. No entanto, não é sobre religião que quero falar. Quero, e vou falar sobre a responsabilidade de gurus, pais de Santos, pastores e outros mais que usam da boa fé das pessoas para arrancar-lhe dinheiro prometendo curas e milagres.
Como disse antes, sou espiritualista, vou no centro espírita, no terreiro de umbanda e nunca, em nenhum dos ambientes que fui até hoje, (e isto é quase minha vida inteira, 35 anos) me cobraram R$ 0,10 se quer para dar um passe ou auxiliar-me. Assim como, em NENHUM DESTES LUGARES ME DISSERAM QUE NÃO PROCURASSE O MÉDICO PARA TRATAR UMA DOENÇA. Pelo contrário, lugares sérios ressaltam que: "Se houver cobrança, vá embora!". Além de que, orientam que as pessoas sigam fazendo o tratamento médico e tomando os remédios prescritos pelos doutores. E eu tenho isto pra mim deste sempre.

Tem um tempo que ouvimos e assistimos em telejornais e especias de televisão que alguns templos (eles se dizem) vendem a cura para as mais diversas doenças. Eu sei, tem os pais de santo que trazem o amor em três dias, curam de fimose a unha encravada, fazem de um tudo prevendo passado, presente e futuro. Mas destes, todos já estão avisados. Sabe-se de antemão que são charlatões que vendem até gatos bentos que "descagam" dinheiro. Agora, aqueles homens, sérios que lá do púlpito discorrem sobre a palavra de Deus, muitas pessoas, a grande maioria desesperada por alento, não está vacinada. São pessoas muitas vezes ingênuas que já recorreram a todas as possibilidades na vida para resolver seus problemas e sua última esperança é Deus. Não vou dizer que é a religião porque, embora compreenda a etimologia da palavra, as diferentes crenças tratam Deus e sua palavra conforme lhe convém.
Não importa se tu crê ou não em Deus, se és materialista ou espiritualista, nada disso importa. Porque o que precisamos ter por estas pessoas, que estão muitas vezes desesperadas, é compaixão. Pode ser que não sejam cultas, nem espertas ou inteligentes. Concordo até que algumas se deixam enganar, mas elas buscam algo maior. E é nesta busca que entram os irresponsáveis que vendem curas e unções milagrosas. Óbvio que uma pessoa diagnosticada com um câncer maligno ou HIV vai buscar consolo, seja aonde for, seja em todos os templos religiosos do planeta, é natural de quem não quer morrer. Assim como podemos até ver pessoas materialistas chamarem por Deus num momento de perigo. Não há nada de errado nisto.

O errado é usar do desespero alheio para ganhar dinheiro! Eu jamais acreditei que um... (vou usar mentor espiritual porque esta expressão na minha concepção engloba todas as religiões) mentor espiritual fosse tão irresponsável a ponto de dizer a um doente, diagnosticado com um câncer maligno que ele não precisava fazer tratamento ou cirurgia porque após uma atividade realizada por ele estaria curado.
Na minha mente não há como conceber! Não são apenas os doentes de câncer que recebem este tipo de "consolo" irresponsável, doentes de Aids e portadores de HIV são curados após sessões sabe-se-lá-do-quê. Há mentores que orientam estas pessoas a refazerem seus exames para comprovarem que ficaram curados. Mas sempre que os exames comprovam que a doença não foi curada, até porque não tem cura, ainda, a culpa é do doente que não mereceu a graça, foi algo que eles fizeram de errado ou não fizeram corretamente.

Então fico pensando... podemos responsabilizar estes mentores pela morte de alguma destas pessoas? Como podemos proceder nestes casos. Sim, vejo de perto uma situação destas e ouço médicos e enfermeiros relatando situações de pacientes que não realizam os tratamentos acreditando que sua fé já lhes curou. Como ser alguém tão vil e egoísta a ponto de deixar que um ser humano morra na dor, sem tratamento? Não é uma questão de religião, não é. É responsabilidade diante da vida de outra pessoa. É amor ao próximo, é compaixão, tá lá no livro, foi dito por Jesus, que eles dizem que seguem, que amam.

Quem responderá pelas vidas perdidas irresponsavelmente por estes mentores que vendem curas?
Pergunto porque no caso de um erro médico ou coisa parecida pode-se recorrer a Justiça, processar, pedir indenização, responsabilizar médicos, enfermeiros, hospitais. Mas no caso de alguém que comprou a cura num templo religioso qualquer? Quem é o culpado? Mais uma vez o pobre coitado que foi buscar consolo, porque é um lunático que interpretou tudo errado, que quer provar que é um mártir e sabe-se-mais-o-quê podem dizer de alguém que está deteriorado por uma doença. Acreditar, sim, eu tenho fé e peço socorro aos meus guias e orixás quando me sinto em perigo. No entanto, todas as vezes que pedi ajuda me disseram "há coisas que são do espírito e há coisas que são do corpo, aqui cuidamos do espiritual, vá ao médico, faça o tratamento recomendado. Cuide do corpo, pois ele é a casa do espírito"! Jamais disseram, esqueça os médicos e fique rezando ou fazendo oferendas nas encruzilhadas e acendendo velas e tua cura virá.

Charlatões há de toda ordem e credo. Mas alguns respondem pelos seus crimes com o rigor  da Lei, outros...
Meu objetivo com este texto é questionar mesmo, porque tenho visto gente padecendo  destes fanatismos e fé cega e definhando dia-a-dia. Podem dizer que bem feito pra esta pessoa que se deixou enganar, que o pior cego é o que não quer ver. Eu compreendo a posição de vocês! Também já tive raiva do doente. Mas o fato de ele se deixar enganar isenta o enganador de culpa?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!