sexta-feira, junho 17, 2011

Copa 2014 no Brasil o que esperamos?

Várias e inúmeras são as críticas quanto ao atraso das obras dos estádios, aeroportos e outras adequações para a Copa do Mundo de Futebol no Brasil em 2014. Como somos todos "entendidos" em futebol damos pitaco em quem deve estar, treinar e jogar na seleção. Mas não somos nós que escalamos este time. Nos mobilizamos para assistir aos jogos, vibramos com os gols e comemoramos a vitória. Algumas vezes, como na última copa na África do Sul amargamos e choramos a derrota.  Nos envolvemos de corpo e alma, o país pára diante da tevê. É o momento, para não dizer o único, em que a grande massa brasileira realmente tem alegria em ser brasileiro e demonstra isto, coloca as cores do país nas roupas, enfeita as casas, o verde e amarelo vai parar nas unhas e nos cabelos, tá nas vitrines, tá no país inteiro! Chamamos a seleção de "A Pátria de chuteiras"! Cuidamos da vida dos jogadores, especulamos sobre seus casamentos, sua saúde, seus salários e se o seu trabalho está sendo bem feito. Criticamos a vera! Fazemos protesto quando algum ídolo fica fora da escalação ou a fazemos para que algum deles seja retirado da lista. Lista esta, esperada ansiosamente por alguns. Como disse, nos envolvemos de corpo e alma! Fociferamos contra cartolas do futebol, contra jogadores "mascarados", contra treinadores antipáticos (cá pra nós, estes são os meus preferidos tipo Felipão, Dunga, Falcão...)
E mais uma vez ressalto não somos nós que fazemos a escalação.
Já, quando a escalação é por nossa conta somos obrigados por um direito a ir lá fazer a escolha. Colocamos numa urna os números correspondentes àqueles para quem damos total poder sobre a nossa verdadeira Pátria, e ao sair dali muitas vezes sequer lembramos dos nomes, dos feitos, do caráter e do trabalho daquelas pessoas tão importantes naquele momento e em, no mínimo, quatro anos da nossa vida. Quando os jogadores escolhidos por nós fazem algo de errado, apenas nos damos o trabalho de reclamar em casa sozinho, não fazemos manifestações para que ele seja retirado, a menos que algum grande mídia nos diga que é por aí, não é? Não que o fato de ele dizer, indicar esteja errado, o problema está em não enxergarmos o que está por trás daquela posição daquele mídia tão poderoso. Aliás, este mídia também é escolhido por nós! Somos nós que decidimos que canal assistir, que rádio ouvir, que jornal assinar. Podemos a qualquer momento, como diria Raulzito "girar o botão"! Mas para isto precisamos ser donos da nossa vontade e ter consciência disto!
O futebol não está isento da corrupção! Sabemos casos de malas pretas e falcatruas desde sempre. Denúncias contra Ricardo Teixeira vem sendo feitas há anos. Clubes que pagam salários inimagináveis para o trabalhador comum que estão falidos, que não tem estádios, que vira e mexe precisam de uma "mãozinha" do governo para colocar em dia as finanças. Os clubes estão quebrados os dirigentes ricos.
E quem é que duvidava que a escolha do Brasil como sede da Copa de 2014 não daria pano pra manga?

Eu fui contra a candidatura e contra a escolha, porque embora o país tenha melhorado em alguns aspectos falta muita infraestrutura pra nós cidadãos brasileiros, trabalhadores que lutamos diariamente para manter o país de pé. O dinheiro que será investido na construção e reforma de estádios com certeza seriam muito bem vindo em saúde, segurança, educação, por exemplo. Óbvio que merecemos aeroportos melhores e mais capacitados, bem como a melhoria em estradas, rodoviárias, metrôs e linhas de ônibus. Merecemos e devemos ter claros que, parece que só irão acontecer (e com preços super faturados) porque haverá uma copa e os turistas virão. Olhando assim eu me sinto como uma criança que pede todo o dia pra mãe que ela faça brigadeiro, mas que a mãe só faz porque um primo distante vem visitar. Quer dizer que eu que sou de casa não preciso deste carinho?

Desde o início quando o nome do Brasil foi sorteado todos ficamos dizendo isto vai dar é muito roubo, um monte de caixas dois e obras super faturadas! Estamos carecas de saber, mas não nos envolvemos com isto, temos que trabalhar e manter o país de pé (esta é a desculpa mais comum pra nós) e eles são todos iguais, sairá um e entrará outro que irá fazer a mesma coisa. Preferimos agir assim e deixar pra lá.
A corja de safados está lá, minhas esperanças de mudança com uma mulher na presidência está agonizando, pois a cada dia me decepciono mais. Aliás, faz muito tempo que tô me decepcionando e reclamando. Para coroar (ou seria para fechar com chave de ouro?) as polêmicas, que diga-se de passagem recém estão começando, a Câmara dos Deputados (nossa seleção de pernas de pau) aprovou uma modificação "no projeto que criou o Regime Diferenciado de Contratações para obras da Copa e das Olimpíadas". A mudança é um acinte a nossa inteligência e permite que o governo federal mantenha sob "sigilo os orçamentos feitos pelos órgãos da União, pelos estados e pelos municípios para as obras".
Francamente... para uma ex-guerrilheira de esquerda nossa presidenta está cedendo muito aos sigilos pro meu gosto. Vivemos uma democracia representativa e eu QUERO SABER SIM O QUE ESTÃO FAZENDO COM O DINHEIRO DOS IMPOSTOS QUE EU PAGUEI! O dinheiro é meu, eu e os outros milhares de brasileiros que os colocamos para nos representar e pagamos seus salários, vocês TEM QUE PRESTAR CONTAS. Não aceitamos sigilo!

Imagens: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!