quinta-feira, abril 27, 2006

Acidente nuclear

Apesar da bomba atômica que matou milhares de pessoas no Japão, das mortes (ainda indefinidas) em Chernobyl, das guerras do Golfo, do Iraque e da possível guerra contra o Irã o presidente dos Estados Unidos (sempre ele) George W. Bush está dando incentivos para quem tiver interesse de explorar a energia nuclear. Está certo que todos estes fatos foram mascarados de alguma forma. No caso das guerras contra os países do Oriente Médio a “desculpa” usada pelo mister é a de que eles estavam fazendo pesquisas para a produção de armas químicas e destruição em massa. Assim como o incentivo é dado para a criação de uma nova fonte de energia já que existe a possibilidade de o petróleo acabar.
As homenagens e os alertas a cerca desta fonte perigosa de energia são todos válidos, mas algo mais importante e imperioso ocorre no mundo inteiro. O desgelo das montanhas, dos pólos e os acidentes naturais que estão assolando a terra são muito mais importantes neste momento. Várias cidades litorâneas estão sofrendo com as inundações e com os fenômenos climáticos.
Não sou meteorologista tampouco cientista para saber se uma mudança real de comportamento das pessoas salvaria nosso planeta de um novo BUM! que destruirá nossa espécie como acorreu com os dinossauros. Mas acredito que temos, antes de buscar ou paralelamente a estas buscas de novas formas de energia, mudar nosso comportamento com a natureza. Talvez mais importante que o petróleo que pode acabar é a água sem a qual não podemos viver, as florestas que renovam o ar através da fotossíntese e sem o qual também não podemos sobreviver. Aliás, parte da culpa da poluição do ar é dos carros que através dos seus canos de descarga derramam gás carbônico na atmosfera. Além disso, se não me falha a memória de uma aula de ciência, este gás, junto com todos os outros gases tóxicos e poluentes formam uma camada que não deixam os raios ultravioletas sair e provocam o super aquecimento da terra, e aí voltamos para o descongelamento dos pólos, a inundação das ilhas e cidades litorâneas etc, etc, etc. O nome disso é efeito estufa.
Bem que poderíamos dar início a um movimento que tentasse reverter este efeito. Quem se habilita?
Mister Bush que tal????

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!