sexta-feira, outubro 31, 2014

O que espero do relatório da CNV


Faz tanto tempo que não escrevo por aqui, nossa! Mas fiquei realmente muito decepcionada com inúmeras questões, escolhas, silêncios e decisões do governo federal o qual imaginei teria outra forma de atuar, principalmente na questão referente ao desarquivamento da ditadura militar no país. Depois disso várias denúncias de corrupção, manifestantes presos de forma arbitrária,índios morrendo na defesa de suas terras e seus direitos, muitos casos de homofobia e violência contra mulher. Coisas que me fazem sentir impotente e vulnerável. Por isso dei um tempo para falar de lutas em outros termos, em batalhas que deram certo e vistas pelo lado positivo.
Mas fui convocada pela Niara a participar da X Blogagem coletiva #desarquivandoBR e não posso deixar de dizer o que espero da Comissão Nacional da Verdade. Numa das minhas primeiras participações falei sobre os desaparecidos políticos, o sofrimento das famílias e o silêncio sepulcral que envolve as questões. Volto ao ponto visto que não podemos permitir que tantas famílias sigam sem poder encerrar este capítulo de suas histórias.
O que continuo vendo como mais cruel da ditadura militar ainda é o fato de não serem abertos os arquivos dos desaparecidos. Tem a Lei da Anistia e tals, que nem vou entrar em detalhes ou mérito porque realmente é desgastante bater na mesma, incansável, tecla. No entanto, manter o assunto dos desaparecidos sob um pedra, ou melhor uma montanha não dá. O exército sabe bem onde enterrou ou desovou os cadáveres. E deve ter documentado também quem o fez, quando e as vítimas. Isto é algo que deve ou melhor, que se deve a estas famílias para que possam enterrar definitivamente seus mortos, chorar sua partida, viver o luto e acalmar seus corações sabendo o que houve com seus entes queridos. No meu entendimento não há algo mais doloroso para uma pessoa não saber se o filho, o pai, o irmão está vivo ou morto, não saber que fim levou.
Então é isto que eu espero do relatório da CNV uma proposta, um projeto, um relatório de como esta andando a questão. Desejo que a Comissão atue na busca por estas respostas pressionando e investigando os responsáveis. Sabemos que os desaparecidos só voltarão por um milagre, ainda mais da forma como a questão é conduzida. Por outro lado é muita maldade manter as famílias nesta esperança sem esperança, nesta espera por uma notícia de morte, de vida, de que fim afinal teve o corpo.
A denúncia feita pelo Ministério Público Federal contra cinco militares no caso Rubens Paiva é uma vitória certamente, mas ainda há muita coisa debaixo do tapete. O exército não pretende abrir seus arquivos, principalmente os secretos e dificulta os possíveis esclarecimentos e acesso a provas. Está como sempre confortavelmente protegido. Um dos militares envolvido nas denúncias mantinha provas e material sobre a prisão, morte e a farsa envolvendo Rubens Paiva em sua própria casa. E sempre que se fala em rever a Lei da Anistia todos vociferam que esta bem assim como está, como se pudesse realmente ser igualados aqueles que lutaram, foram presos e torturados, com aqueles que prendiam, torturavam e matavam. A Lei de Anistia protege os militares e puni aqueles que estão sendo punidos desde aquela época. Não podemos ser coniventes precisamos desarquivar o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!