quarta-feira, setembro 21, 2011

Queremos uma Comissão da Verdade DE VERDADE!

Faz um tempinho que não posto nada meu por aqui. É que aconteceram alguns problemas e o tempo ficou escasso. Mas não poderia deixar de atender ao chamado da amiga Niara, para a blogagem coletiva em apoio a aprovação da #ComissãoDaVerdade no Congresso Nacional. Daqui a algumas horas a Ministra Maria do Rosário irá apresentar , junto com entidades defensoras dos Direitos Humanos, o projeto da Comissão da Verdade. A cerimônia ocorrerá às 16h.
Obtivemos muitos avanços, elegemos um sindicalista e a primeira mulher à presidência. Mulher esta que hoje fez um discurso na ONU, a primeira mulher a discursar na abertura da assembleia geral das Nações Unidas (ONU). É um grande avanço para um país emergente. Mas ainda há muitos esqueletos no armário, em covas rasas em cemitérios clandestinos e jogados no fundo do mar. Não é possível esquecer o passado e não é possível admitir que não existam explicações sobre os desaparecidos políticos.
Nossa presidente foi da luta armada, sabe das coisas que aconteceram por ter sentido na pele a dureza da Ditadura Militar. Veio a anistia, mas ainda existem famílias que não sabem dos seus entes queridos, desaparecidos naquela época.
Creio que investigar e esclarecer os atos que violaram os Direitos Humanos entre 1946 e 1988 é o mínimo que um país justo pode fazer. Ativistas, ex-presos, perseguidos políticos durante a ditadura militar e familiares criaram um manifesto para solicitar alterações ao texto do projeto. O referido manifesto alerta para a possibilidade de um engodo em relação a #ComissãoDaVerdade. Todos nós esperamos que, além de investigar, examinar e esclarecer, os atos de violação dos Direitos Humanos sejam punidos, os arquivos secretos sejam abertos, e os desaparecimentos sejam solucionados. Pois de outra forma, de que adiantaria?
Queremos uma #ComissãoDaVerdade DE VERDADE, que desarquive nosso país de vez e abra definitivamente as portas do Brasil para a Democracia que ele merece. Chega de não punir erros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!