domingo, maio 15, 2011

O meu socialismo!

Confesso que não estudei sobre o comunismo, nem sobre socialismo. Comecei a ler sobre anarquismo, mas não fui muito longe. Meu conhecimento sobre isto é bem empírico, como o meu feminismo, como meu cristianismo, como meu espiritismo, como meu umbandismo. Óbvio que leio a respeito de cada um dos temas, busco informações e tento racionalizar em cima das coisas que acredito. Faço isto com praticamente tudo. Meus ícones são dos mais variados tipos, lugares, religiões ou política. Por que mais do que admirar as IDEIAS eu admiro e tento seguir as ATITUDES E AÇÕES deles.
Não sou católica, mas admiro muito o trabalho de pessoas como a irmã Doroty Stein, Madre Teresa de Calcutá, São Francisco e Zilda Arns, por exemplo. Eles são a demonstração VERDADEIRA de cristianismo, pois fizeram o bem, foram caridosos em suas atitudes. Admiro Che Guevara, por ele ter tido o desprendimento de largar tudo e ter ido lutar pela América Latina por um ideal, pela igualdade para todos. Deu sua vida. Ele não queria poder, ele queria mais para todos.
Na minha ideia torta, socialismo é todo mundo ter o suficiente para viver bem. Era isto que cada uma das pessoas que falei acima, mais uma porção, como Gandhi, Jesus e tantos outros queriam e LUTARAM.
Por isto me choco quando alguém fala em nome de alguma destas pessoas tentando aniquilar os outros de forma preconceituosa e violenta. Como tentar impedir que pessoas tenham direitos civis básicos em nome de Jesus, se ele só pregou o amor, a caridade e defendeu os pobres, fracos e necessitados?
Como é possível que as pessoas se sintam agredidas quando na verdade o que se quer é prevenir e garantir que cidadãos como eu e tu, sejam protegidos e possam ser quem eles são?
Sempre ficava chocada quando alguém me dizia que no comunismo se tu tens dois copos tens que dar um pr'aquele que não tem. Mas se formos justos, verdadeiramente justos, não vamos nos importar de dividir. Ou vamos? As pessoas acumulam coisas em suas casas que não utilizam, que muitas vezes nem lembram que tem. Porque não dividir?
Meu socialismo é assim parecido com o de Gandhi, de Jesus com cada um pegando só o que precisa. E o sistema político semelhante ao Anarquismo, nada de poucos mandando e detendo o poder e muitos obedecendo. O melhor é todos realmente terem o mesmo poder e os mesmos direitos iguais!

Um comentário:

  1. Mas este seu socialismo está bem mais claro do que um monte de teses e estudos que são lidos por aí. A essência é que importa, e esses ícones todos que você citou são realmente admiráveis!

    Pena que as pessoas compliquem tanto...e até subvertam sentidos. :(

    Bjks!

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!