sexta-feira, maio 27, 2011

Abaixo assinado Moção de protesto contra o descarte de bens patrimoniais pela Biblioteca Pública Pelotense

MOÇÃO DE PROTESTO CONTRA O DESCARTE DE BENS PATRIMONIAIS PELA BIBLIOTECA PÚBLICA PELOTENSE



Há pouco mais de 15 dias, em fim de abril/início de maio, a cidade de Pelotas, que até agora tinha se caracterizado por buscar a preservação da história e da cultura foi palco de uma situação completamente absurda e injustificável: a direção de sua Biblioteca Pública, que é gerida por uma associação privada, simplesmente enviou para reciclagem, uma parte importante da história da cidade, da região e do país!

Livros, jornais, Diários Oficiais, monografias e documentos impressos (não se sabe exatamente o total do que foi descartado, nem quem definiu o que seria jogado fora), mas enfim, o suficiente para encher mais de um caminhão pequeno, foi enviado para recicladores. E só não foi parar no lixo mesmo porque, num episódio rocambolesco e pouco explicado, foi “salvo” por um dono de sebo, que imediatamente comprou o “lixo” e o pôs a venda como uma mercadoria qualquer. Ou melhor, uma mercadoria de alto valor, já que há um mercado de colecionadores sempre interessado nessas obras. Alguns desses exemplares ainda se encontram em sebos da cidade, o que pode ser verificado em fotos postadas no twitter .

Entre eles, por exemplo, uma das únicas, senão a única coleção do jornal A Federação do ano de 1904. Vários outros anos inteiros deste jornal também foram literalmente jogados fora, sob a justificativa de “estarem duplicados”. Mas a catástrofe cultural vai muito além, pois todos os jornais encadernados, que eram duplos, e que se encontravam no porão da biblioteca, como os jornais Correio Mercantil, Opinião Pública, Diário Popular, também tiveram o mesmo fim. Estes são alguns dos jornais pelotenses mais importantes do XIX e XX séculos, e ficamos agora reduzidos apenas a sua coleção em uso, e cuja digitalização tem sido protelada por interferência direta da própria diretoria. E o que se fará quando estes jornais, pelo uso, se desmancharem? Chorar, pelo visto? Muito mais que isto: privar as gerações atuais e futuras dos mecanismos sociais, no caso, a documentação escrita, que vinculam sua memória às gerações passadas.

O raciocínio simplista e redutor de que “eram duplos” e poderiam ser descartados, não convence ninguém, pois todos podem se perguntar por que não foram trocados com instituições congêneres, ou doados para outra instituição, como reza seu estatuto de 1991, que em seu artigo segundo, item b), diz que a biblioteca “poderá permutar livros e objetos com outras instituições que estejam de acordo com as suas finalidades”.Quanto a alguns estarem em mau estado, uma Biblioteca moderna certamente conhece a existência de várias técnicas de recuperação de documentos que podem ser utilizadas desde que haja o empenho de realizar os trâmites para busca de financiamento público ou privado nas diferentes fontes disponíveis.

Esta mensagem, além de denunciar este fato, pretende provocar uma decidida ação por parte não só da comunidade técnica e acadêmica interessada na preservação da história do país, mas dos próprios pelotenses, que até agora, apesar de indignados e estupefatos, estão assistindo esta situação em silêncio, um silêncio que pode passar por aprovação ou desinteresse e gerar a reincidência de atitudes como esta!

Entendendo-se que o direito à memória é um direito de todos os cidadãos e que a proteção e guarda de um bem patrimonial é dever de um Estado democrático, considera-se inadmissível que uma política arbitrária de descarte seja praticada justamente por uma instituição destinada a preservação da memória e divulgação da cultura.

Lembramos que cabe ao Estado por em prática políticas de preservação, acesso e controle sobre acervos que possam ter valor histórico e patrimonial, especialmente de caráter municipal ou privado, ou de órgãos específicos, para que se consiga atenuar a perda progressiva de documentos e objetos referentes a herança histórica e patrimonial do país.



Neste sentido os abaixo assinados, devidamente identificados, solicitam que o Ministério Público investigue este caso, apure responsabilidades e tome providências imediatas para a recuperação do material descartado pela Biblioteca Pública Pelotense

-------------------------------------------

Os signatários
 
Assine a Bibliotheca Pública Pelotense é um bem dos cidadãos pelotenses.

3 comentários:

  1. O link tá bege! hahahaha Clica no assine!
    Grata pela particiapação

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha até o link ficou bege com essa notícia. Agora vi. Valeu!

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!