sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Pare a tortura dos familiares dos desaparecidos políticos - Blogagem coletiva #desarquivandoBR

Hoje é o último dia da blogagem coletiva #desarquivandoBR encabeçada pela Niara e o Tsakkov . Juro que eu pensei em muita coisa para escrever e quis muito, muito ter tido tempo para escrever uns 15 posts sobre este assunto. Mas o tempo foi curtíssimo para mim e cá estou eu nos últimos segundos do segundo tempo.
O período da Ditadura Militar, que durou vinte anos, os mais duros (ou pelo menos alguns dos) na história do Brasil sempre me despertaram interesse. O tema e a história do nosso país são muito importantes e me interessam demais, tanto que a censura foi o tema do meu trabalho de conclusão de curso em Jornalismo e a Anistia foi o tema do meu  artigo de conclusão da especialização em História do Brasil. Durante a pesquisa para realizar estes trabalhos eu precisei (e ainda hoje busco muito) ler a respeito dos anos de chumbo.  Li coisas que me chocaram e fizeram chorar tamanha a perversidade utilizada pelos militares para com os presos políticos. Coisas absurdas com nome e sobrenome como pau-de-arara e cadeira do dragão que li no livro "Cale a boca jornalista!" do Fernando Jorge. Mas, para mim, a maior perversidade que ainda resiste no Brasil é esta negação da abertura dos arquivos secretos, o reconhecimento e a punição dos torturadores e (o pior de tudo) ainda existirem desaparecidos políticos e o governo, no caso os últimos FHC e Lula, não tomar uma atitude efetiva de esclarecimento disto.
Não existe tortura maior do que privar as famílias de enterrarem seus mortos, de saberem o que realmente aconteceu com seus entes queridos e saber que talvez a Justiça nunca venha a ser feita . Dizem que precisamos saber e lembrar para que coisas terríveis como a tortura ou o holocausto não se repitam. É terrível saber que funcionários públicos torturavam e matavam cidadãos que se opunham a politica do governo a mando deste mesmo governo.
Quando um homem do povo, sindicalista, presidente do partido dos trabalhadores chegou pela primeira vez a presidência do Brasil muitos pensaram (como eu pensei) que os arquivos seriam abertos e os culpados punidos, mas nada disto aconteceu. Porque este mesmo governo (que se diz) de esquerda mudou muito durante dois mandatos presidenciais. Agora uma mulher, ex-guerrilheira que foi torturada, perseguida e exilada foi eleita Presidenta (como ela gosta e prefere ser chamada) do nosso país. Na minha cabeça, não há, entre inúmeros brasileiros quem queira mais que torturadores sejam punidos do que uma vítima de tortura. Espero sinceramente que isto seja verdade e a nossa presidenta atue para que este desarquivamento aconteça. Haverá pressão dos militares que foram anistiados junto aos presos e exilados, mas Dilma não deve aceitar. Ela deve resistir como aconteceu no passado. E nós continuaremos mobilizados.

Um comentário:

  1. E mesmo que a esperança morra, continuaremos nessa luta. Porque é justa, porque somos humanos capazes de sentir a dor do outro e porque não é possível construir um mundo melhor escondendo cadávares sob o tapete e sobre a dor dessas famílias. Avante!

    ResponderExcluir

Comentem pessoal, mesmo que suas opiniões sejam diferentes das minhas eles serão publicados. Só não pode comentário ofensivo, dedo no olho e mordida na orelha. Por favor assine seus comentários, não há porque ser anônimo quando se dá opinião. Comentários sem assinatura não serão publicados!